Segurança do trabalho no transporte de cargas

Veículos sem manutenção, roubos de cargas, estradas mal cuidadas e mão de obra sem capacitação são alguns fatores que comprometem a segurança do trabalho no transporte de cargas. Para que a sua empresa se previna e não tenha a produtividade e a segurança afetadas, trouxemos algumas dicas.

Segurança do trabalho no transporte de cargas

1. Mantenha a manutenção preventiva em dia

Quando os veículos estão em boas condições e com a revisão em dia, eles estão menos sujeitos a sofrer acidentes durante o transporte de cargas. Por isso, é fundamental ter e seguir um calendário de manutenções preventivas com cuidado regular dos pneus, suspensão, fluídos, motor, entre outros.

2. Contrate um seguro

Para assegurar a mercadoria e o veículo é fundamental que a transportadora contrate um seguro de carga para o trajeto. O ideal é que esse serviço cubra possíveis acidentes, falhas mecânicas e roubo de cargas durante o percurso.

3. Tenha procedimentos de segurança

Culturalmente o brasileiro tem uma atitude mais corretiva do que preventiva. Isso significa que é comum esperar o problema aparecer para o corrigir ao invés de tomar atitudes preventivas.

Para impedir falhas no transporte de cargas, é importante que se tenha um protocolo de segurança e que os funcionários o sigam à risca. Com o tempo, esse processo se torna automático e o gestor não precisa ficar cobrando e nem passando orientações.

4. Invista na capacitação dos colaboradores

Além de valorizar os colaboradores, apostar em capacitação e treinamento dos funcionários é uma excelente estratégia para aumentar a segurança do trabalho no transporte de cargas.

Por isso, faça treinamentos regulares com os condutores sobre direção defensiva, normas de segurança e quais protocolos devem ser seguidos em casos de acidentes, falhas mecânicas ou roubo de carga.

Vale ressaltar que investir em capacitação também motiva os colaboradores e melhora a produtividade da empresa.

5. Use a tecnologia para fortalecer a segurança do trabalho no transporte de cargas

Ferramentas tecnológicas, como um Sistema ERP para transporte e logística, permite que as empresas automatizem processos e tornem as operações mais rápidas e eficientes. Além desses benefícios, o software também é uma forma de garantir mais segurança para o negócio.

Quando falamos de transportadoras ou empresas que trabalham com a área de logística, as ferramentas são capazes de monitorar e rastrear a cargas. Assim, se qualquer problema acontecer durante o percurso, o gestor tem tempo hábil para encontrar uma solução e avisar o seu cliente sobre atrasos na entrega.

Adotar procedimentos de segurança do trabalho no transporte de cargas deve ser considerada uma prática fundamental para o negócio. Com pequenas medidas, a transportadora evita estes problemas, protege a carga e zela pela vida do condutor.

Se ficou interessado em saber mais sobre como o uso da tecnologia pode ser essencial na segurança do trabalho, solicite uma demonstração gratuita do Gestran ERP e tire todas as suas dúvidas. Clique aqui para fazer o agendamento.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
17 Compart.
Compartilhar17
Compartilhar
+1