O setor de transportes está diretamente ligado ao cenário econômico do país. Para reduzir os custos logísticos e melhorar a qualidade dos serviços, muitas empresas que atuam nessa área estão inovando em suas formas de trabalhar.
Pensando nisso, a Gestran preparou este guia com as diferenças entre embarcador e transportador, suas características e como atuar com cada um.
O embarcador é o responsável pela mercadoria e precisa dispor de uma forma para deslocar a carga entre dois pontos. Já o transportador é o responsável por trafegar os produtos do local de saída até o ponto de chegada.
Apesar de terem responsabilidades parecidas, suas funções são distintas.
O módulo TMS (Sistema de Gestão de Transporte e Logística), por exemplo, atua de forma diferente para ambas as funções.
As ferramentas tecnológicas, como o TMS, funcionam de maneira distinta para o embarcador e o transportador. Para o embarcador, o sistema proporciona uma integração eficiente, permitindo o controle total do negócio, otimizando processos e reduzindo custos.
O TMS para transportador gerencia todas as etapas operacionais de forma integrada e abrangente, com funcionalidades como:
A integração entre as operações de embarcador e transportador é essencial para garantir uma gestão eficiente e transparente. Isso é facilitado com o uso de tecnologias e sistemas que permitem o fluxo ágil de informações entre as duas partes, otimizando o transporte de mercadorias e garantindo o cumprimento de prazos e a segurança dos processos.
Compreender as diferenças entre embarcador e transportador, suas responsabilidades e como utilizar o TMS para otimizar as operações de transporte é fundamental para garantir a eficiência e reduzir custos. A tecnologia é uma grande aliada para melhorar os processos logísticos, desde o planejamento até a execução.
Veja as tendências, inovações e dicas para otimizar a sua operação