O que é a bandagem de pneus?

Saiba o que é a bandagem de pneus e porque ela é tão importante

Saber exatamente quando trocar ou reparar os pneus evita problemas comuns no transporte de cargas, como insegurança na hora de trafegar, pagamento de multas e gastos excessivos com manutenção e combustível. Saiba o que é a bandagem de pneus e porque ela é importante para a sua frota.

O que é bandagem de pneus?

A bandagem é a porção do pneu que fica em contato direto com o chão, sendo dividida em três partes: sulcos, ranhuras e barras. Ao dirigir caminhão em dias de chuva, por exemplo, é a bandagem que permite que a água da pista não acumule na peça e mantenha a estabilidade e segurança do veículo durante o trajeto.

Conforme o seu uso, a borracha da bandagem vai se desgastando e os sulcos ficando menos profundos, o que dificulta o escoamento da água. Quando isso acontece, a frenagem do automóvel fica comprometida, aumentando o risco de aquaplanagem e acidentes. Por conta dessa situação, a legislação brasileira determina que a bandagem dos pneus precisam ter, no mínimo, 1.6 mm de profundidade.

Tipos de bandagens de pneus

Para entender melhor o que é a bandagem de pneus é importante conhecer os seus principais tipos e funções.

1. Bandagem simétrica

Neste tipo, os desenhos dos sulcos do pneu possuem um padrão simétrico. Isso significa que tanto o lado direito, quanto o esquerdo do pneu possuem os mesmos desenhos e ranhuras. Esta é a opção mais usada pelos veículos de passeio.

2. Bandagem assimétrica

A bandagem assimétrica possui sulcos com desenhos diferentes. Isso garante ao veículo maior tração e estabilidade em momentos de curvas. O lado negativo é que esse tipo de pneu exige uma maior regularidade na manutenção para garantir que os dois lados se desgastem da mesma forma.

3. Bandagem direcional (ou unidirecional)

O pneu possui sulcos e ranhuras que apontam para a mesma direção. Os desenhos presentes na bandagem são em V, ou seja, os dois lados apontam para o centro da peça. Essas características aumentam a estabilidade do veículo durante a curva, além da capacidade de velocidade.

4. Bandagem bidirecional

Pneus com bandagem bidirecional possuem desenhos que apontam para diferentes direções, como: lado direito apontando para o centro e o esquerdo para a lateral. Normalmente, esta versão combina mais com o pneu de padrão assimétrico de desenhos.

5. Off-road

Os pneus off-road também possuem sulcos na bandagem. O que muda é a sua função, que nessa versão serve para suprimir barro, lama e até pequenas pedras.

Quando saber a hora de trocar os pneus?

Para saber a hora certa de realizar a troca, você pode ler as informações do pneu. Boa parte dos pneus possui um indicador de desgaste dentro dos seus sulcos chamado de TWI (sigla em inglês para Tread Wear Indicator). Quando a altura dos blocos de borracha na bandagem atinge o TWI, significa que chegou a hora de trocar o pneu.

Agora que você já sabe o que é bandagem de pneus e sua importância para a transportadora, é hora de aprender a manter sua frota por mais tempo e evitar trocas desnecessárias. Para isso, clique aqui e baixe gratuitamente o e-book “Como prolongar a vida útil dos pneus”. O material é gratuito e vai te trazer dicas para realizar o controle de pneus de forma prática e segura.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar