Movimento Maio Amarelo: leve esta ideia para a sua transportadora

O Movimento Maio Amarelo foi criado para conscientizar motoristas e pedestres sobre um número que assusta: três mil vidas se despedem diariamente em acidentes de trânsito ao redor do mundo. Imprudência, falta de manutenção e pouca atenção ao volante são as principais causas destas mortes, que poderiam ser evitadas com a reflexão sobre as atitudes cotidianas em ruas e rodovias.

Maio Amarelo

O que é o Movimento Maio Amarelo?

Focado na mobilização pela segurança no trânsito, o Movimento Maio Amarelo foi criado pelo  Observatório Nacional de Segurança Viária. Em 2017, 27 países abordaram o assunto e mais de quatro mil ações foram realizadas com a população.

Por que é importante?

Segundo dados coletados pelo movimento Maio Amarelo, os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e o principal responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade. Mas como a sua transportadora pode auxiliar na construção de um trânsito melhor?

A seguir, o Gestran Blog elencou os principais cuidados no trânsito, tanto relacionados à manutenção da frota quanto a forma como seus motoristas dirigem.

Bebida alcoólica ao volante

Mesmo quando não estiver a trabalho, é importante conscientizar motoristas e outros colaboradores sobre os riscos da combinação entre álcool e direção. Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação do corpo humano, o que aumenta o risco de acidentes graves.

Cuidados com os ciclistas

Em 2014, 1.357 ciclistas perderam a vida em acidentes no trânsito, segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde. Grande parte dos acidentes ocorre pela falta de respeito de carros e caminhões, que não obedecem a distância mínima de um metro e meio entre motorista e bicicleta – lei imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Além da conscientização dos motoristas, alguns cuidados básicos pelos ciclistas também ajudam a garantir a segurança, como uso de capacete, evitar andar na contramão e sempre verificar as luzes da bicicleta quando for transitar à noite.

Caminhoneiros e sono

Tão perigoso quanto dirigir embriagado é conduzir um caminhão com muito sono. O Detran-SP estima que até 20% de todos os acidentes de trânsito estão associados à sonolência. Por isso, conscientize seus motoristas para que evitem dirigir por longos períodos sem pausa. Uma parada para tomar um café e se alongar é sempre uma excelente opção.

Manutenção constante da sua frota

Existem três tipos de manutenção de caminhões: corretiva, preventiva e preditiva. As duas últimas são fundamentais para controlar, impedir e prever falhas na frota de veículos e, consequentemente, evitar acidentes.

Controle dos seus pneus

Você sabe quando seus pneus vencem? Lembra quando foi a última vez que foram calibrados? E a recapagem, já está na hora?

Estas e outras informações são essenciais para manter rodando em seus caminhões apenas pneus em bom estado de conservação. Um pneu liso (careca), por exemplo, pode facilmente fazer com que o veículo sofra aquaplanagem em meio a uma chuva forte. Ele também não terá a mesma eficiência na hora da frenagem.

Uma dica é utilizar plataformas digitais que automatizem esse processo, como o Gestran Pneus. O sistema SaaS, totalmente online, emite alertas quando manutenções importantes precisarem ser realizadas, como calibragem e balanceamento.

Não deixe para outra hora manutenções e trocas de pneus. Pequenos reparos e cuidados rotineiros podem salvar a vida dos seus motoristas e dos outros passageiros das rodovias brasileiras. Como o Movimento Maio Amarelo defende: você também faz parte do trânsito!

Conheça agora a solução Gestran Pneus para automatizar os cuidados com os pneus da sua frota e, dessa forma, garantir segurança e eficiência.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of