Logística preventiva para transportadoras

As transportadoras enfrentam diversos desafios diariamente e o principal é como realizar o processo logístico com sucesso e livre de falhas. Para isso, algumas estratégias contribuem com o crescimento da empresa de transporte ao mesmo tempo em que minimiza os custos e gera economia. Saiba o que é e como realizar a logística preventiva para transportadoras.

Logística preventiva para transportadoras

O que é a logística preventiva para transportadoras?

A logística preventiva para transportadoras é um processo de cautela e prevenção que ocorre durante o processo logístico. É uma espécie de planejamento que analisa o que precisa ser feito para ter êxito e considera possíveis problemas, evitando ao máximo que eles aconteçam. Por exemplo, enquanto a mercadoria está em posse do fabricante, existem diversos pontos que podem causar acidentes, como o acondicionamento precário, embalagens que não protegem a carga da maneira correta, o risco de avarias ao carregar e descarregar os veículos, entre outros. Já quando a mercadoria está aos cuidados da empresa responsável pelo transporte, os imprevistos são outros e podem ser evitados ou corrigidos pela transportadora com ações simples.

Quais são os principais problemas logísticos e como solucioná-los?

A logística preventiva para transportadoras é responsável por minimizar ou até mesmo eliminar todos os riscos que estão presentes na operação logística. Mas, mesmo assim, alguns problemas podem acontecer e é importante que você saiba como solucioná-los.

Perda de documentos

As transportadoras precisam lidar com um grande número de documentos obrigatórios e com tantos papéis, pode acabar perdendo alguma informação se não houver organização. Por isso, é indicado que transportadoras utilizem sistemas de gestão de transportes para unificar as informações e não perder nenhum documento importante.

Situação das estradas

Um dos principais riscos para a segurança das mercadorias está na situação das estradas do país. Para minimizar os riscos durante o transporte de cargas, é importante traçar as melhores rotas disponíveis e também monitorar a localização dos veículos durante o transporte, obtendo resultados precisos e agindo de maneira rápida em caso de sinistros.

Roubo de carga

O roubo de carga é um dos problemas que mais afeta a logística das transportadoras. Além de traçar as rotas previamente, vale alternar dias e horários das entregas, ter postos de combustível confiáveis, investir no treinamento dos motoristas e investir em rastreamento veicular.

Peso da carga

Não adianta querer lucrar a qualquer custo e colocar um número de carga acima do que o permitido para o caminhão. O excesso de peso de carga pode causar acidentes graves e gerar multas para a transportadora, impactando diretamente no caixa.

Motorista do caminhão

A forma como o motorista de caminhão conduz o veículo pode afetar diretamente na logística da transportadora. Se ele fizer um tempo maior de parada além do combinado, por exemplo, pode atrasar na entrega ao cliente e comprometer todas as outras demandas programadas.

Quais são as vantagens da logística preventiva para transportadoras?

Ao optar pela implementação de uma logística preventiva para transportadoras você garante diversos benefícios para sua empresa:

  • Você tem uma gestão eficaz e capaz de integrar todas as cadeias de suprimentos;
  • Informação precisa do que está acontecendo com a frota, do momento que ela sai da transportadora até a entrega no destino final;
  • Possibilidade de planejar as rotas;
  • Economia de custos;
  • Antecipação da demanda dos clientes;
  • Diferencial competitivo no mercado ficando à frente da concorrência;
  • Satisfação do cliente.

Como a tecnologia pode te ajudar?

A logística preventiva para transportadoras contribui para o sucesso da transportadora minimizando os erros, mas realizar este trabalho de maneira manual com planilhas pode reverter em mais problemas e falhas humanas.

Com um sistema de gestão de transporte, sua transportadora pode administrar todos os processos que estão envolvidos na sua transportadora, como logística, emissão de documentos fiscais, monitoramento de cargas em trânsito, controle de frota, gestão de pessoas, entre outras funcionalidades.. Com o Gestran ERP, sua empresa de transporte tem mais controle sobre as operações das mais diferentes áreas e dados mais precisos do negócio, promovendo a organização, evitando falhas e aumentando os lucros. Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita do sistema.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar
+1