Aprender como ler um pneu exige bastante interpretação! São tantos números, códigos e letras que muitos transportadores e caminhoneiros podem ficar confusos sobre o significado de cada item.
Mas fique tranquilo: nós vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a leitura das informações de pneus.
Para realizar o controle de pneus da sua frota de forma adequada é importante que eles tenham uma identificação para facilitar o controle do patrimônio da empresa.
O número de fogo nada mais é do que uma marcação realizada no pneu por meio de um ferro quente.
O número de fogo deve ser carimbado na área com o texto “Brand Tire Here” (em português, “Marque o pneu aqui”).
Geralmente essas indicações vêm acompanhadas da logomarca ou das iniciais empresa para evitar falsificações ou troca por pneus de outra marca quando a peça estiver em manutenção ou recapagem.
As três letras DOT significam “Department of Transportation“. Elas indicam que os pneus estão regulamentados conforme as normas do Departamento de Transportes Americano.
Seguido delas vêm as letras que representam a fábrica onde a peça foi produzida.
Logo após o DOT e as letras da origem de fábrica, encontram-se 4 números que representam a data de fabricação do pneu – a maioria tem validade de cinco anos a partir da data de fabricação.
Os dois primeiros indicam a semana e os dois últimos o ano.
Por exemplo, o número 1914 indicaria que o pneu foi fabricado na 19ª semana de 2014.
Neste caso, a data de validade encerra na 19ª semana (maio) de 2019.
A relação entre altura e a largura do pneu é em porcentagem.
As marcações /50, /60, /70 mostram que a altura do pneu equivale a uma determinada % da largura do mesmo.
Por exemplo: a inscrição 250/50 “16 indica que a altura tem 50% da largura do pneu.
Os pneus que apresentam a marcação “R” em sua lateral possuem um alinhamento radial de cordas dentro do pneu.
Ele possibilita maior resistência na rodagem sob velocidades elevadas, melhor aderência e um maior conforto na condução.
O diâmetro de um pneu é medido em polegadas e determinado pela medida diagonal entre as extremidades do diâmetro interno.
Cada polegada tem 25,4 mm. Ou seja, se a peça apresenta o número 15, significa que tem 381 mm.
As medidas mais comuns variam entre “10 e “22,5.
Os sulcos dos pneus são canais esculpidos na banda de rodagem da borracha na parte que mantém contato com a pista.
Em dias de chuva, a água da pista entra por estes canais e é expelida por baixo do pneu, mantendo a estabilidade e a segurança do veículo na estrada.
É medida em testes de laboratórios, que simulam o pneu na cidade e rodovias.
O objetivo é mensurar a temperatura em que ocorre a degradação da peça.
O temperature é expresso pelas letras A, B e C. A corresponde ao índice mais alto.
É a aderência do pneu em uma pista molhada, medida através da frenagem em uma pista molhada e em linha reta.
O índice traction é descrito pelas letras A, B e C, que são os índices mais baixos. No caso, AA representa o índice mais alto.
É caracterizado por uma seta, a qual o lado específico para montagem. Geralmente esses pneus são para uso em pista seca, pois a borracha tem maior aderência quando entra em contato com o solo.
Os pneus assimétricos são exclusivamente para uso em pista molhada, pois os sulcos são fabricados para o escoamento de água, sendo mais resistentes à aquaplanagem.
O desenho da banda de rodagem é diferente, sendo a metade de um jeito e o restante em outro formato.
É definido por um desenho padrão na banda de rodagem para que rode no veículo em uma única direção.
Os pneus aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) garantem um padrão mínimo de desempenho.
É o peso máximo suportado sobre cada pneu.
Existe uma tabela padrão que relaciona a capacidade de carga do pneu e sua pressão de ar, conforme a imagem abaixo.
Ou seja, se um pneu possui índice de carga de 70, não pode suportar mais que 335 kg para que se mantenha em bom estado.
A mesma coisa vale para a velocidade máxima que um pneu deve rodar. Abaixo a tabela com os símbolos x velocidade máxima permitida.
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