Como dirigir seu caminhão na chuva com segurança

Para que você possa dirigir seu caminhão na chuva com segurança é importante redobrar o cuidado e seguir uma série de procedimentos que garantirão tranquilidade nas estradas brasileiras. Confira as principais dicas.

Como dirigir seu caminhão na chuva com segurança

Farol sempre ligado ao dirigir seu caminhão na chuva

Mesmo já sendo lei brasileira, é bom reforçar: acenda o farol baixo na chuva para aumentar a visibilidade. Ele também ajuda a alertar os veículos de trás.

Evite dirigir seu caminhão em temporais

A chuva está forte e você perdeu a visibilidade? Não arrisque! É momento de parar em um lugar seguro e aguardar. Evite fazer ultrapassagens, manobras ou frear bruscamente. E lembre-se de manter pelo menos 10 metros de distância do carro da frente.

Vidros embaçados

A situação é bastante comum ao dirigir seu caminhão na chuva. Neste caso, ligue o ar condicionado ou abra as janelas. E não se esqueça de sempre manter as borrachas do para-brisa em dia.

Hidroplanagem

Também conhecida como aquaplanagem, a hidroplanagem acontece quando há uma espessa camada de água sobre a pista, impedindo que os pneus tenham o atrito necessário com o asfalto para manter a estabilidade. Como resultado, os pneus deslizam na água e o motorista perde o controle do caminhão. Para evitar a situação, recomenda-se:

  • reduzir a velocidade;
  • manter distância dos veículos;
  • olhar pelo retrovisor. Se o condutor não enxergar rastro de água saindo dos pneus, deve diminuir a velocidade porque há alto risco de hidroplanagem.

Contudo, mesmo seguindo estas recomendações, os riscos de hidroplanagem continuam altos se os pneus estiverem lisos (carecas) ou sem a calibragem correta.

Cuidado com os pneus na chuva

Se você possui uma grande frota de caminhões, é essencial que os cuidados com o estado dos pneus façam parte de uma rotina de segurança para garantir o bem-estar tanto do seu motorista quanto dos demais condutores.

A Gestran desenvolveu um sistema exclusivo pensando neste controle interno de transportadoras. Chamada de Gestran Pneus, a plataforma permite cadastrar rapidamente os pneus que devem ser acompanhados e fornece dados como número de fogo, fabricante, modelo, dimensão, vida atual e custo por km de cada pneu. A ferramenta emite também alertas sobre o momento certo de fazer a calibragem, rodízio e reformas de pneus.

Cadastre-se hoje mesmo e faça um teste gratuito do Gestran Pneus!

Leia também: Posso dirigir caminhão com habilitação B?


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of