6 erros na manutenção de pneus de caminhão

Os pneus são uma das partes mais importantes para manter a segurança da frota. Mesmo assim, é comum que a revisão dos itens não seja feita com tanto cuidado e sofra com alguns deslizes. Para que a sua transportadora não passe por isso, listamos os 6 principais erros cometidos na manutenção de pneus de caminhão.

6 erros na manutenção de pneus de caminhão

1. Economizar no momento errado

A compra e recapagem de pneus não é algo barato, o que faz com que muitos gestores arranjem soluções perigosas.

Contudo, comprar peças de qualidade inferior e a falta de manutenção periódica podem acarretar em altas despesas desnecessárias.

Além de comprometer a conservação do caminhão e a segurança do condutor.

2. Esperar o pneu ficar “careca”

Quando os sulcos do pneu estão com menos de 6 mm de profundidade, ele já pode ser considerado “careca”.

Quando o pneu está careca ele fica mais propenso a estouros, derrapamentos e frenagens menos eficazes.

Andar com a peça neste estado é uma infração grave e gera pontos na carteira e aplicação de multa.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito conduzir o caminhão “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído“. É considerada uma infração grave (5 pontos) e a multa é de R$ 127,68.

3. Deixar de fazer alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento servem para corrigir a perda de tração e estabilidade.

Quando estes procedimentos não são feitos, os pneus ficam com um desgaste irregular.

Isso faz com que seu tempo de vida útil seja reduzido pela metade.

O ideal é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros.

Ou quando é trocado algum pneu ou componente de suspensão do caminhão.

Porém, se o condutor começar a sentir a direção pesada, vibrando ou puxando para um lado, deve comunicar o seu gestor e procurar realizar o procedimento.

4. Não fazer o rodízio dos pneus

O rodízio consiste em trocar os pneus da frente pelos de trás.

Isso faz com que os itens sejam desgastados da mesma forma e compensem a diferença.

O processo permite aumentar a durabilidade dos pneus e manter a estabilidade nas curvas e frenagens.

5. Fazer a calibragem incorreta

A calibragem errada dos pneus desgasta mais rapidamente o item.

Fazendo com que a transportadora tenha que arcar com novas peças ou recapagem antes do tempo.

Para não correr riscos, é importante que cada veículo siga a calibragem recomendada no manual.

Vale ressaltar que a calibragem não é a mesma para pneus dianteiros e traseiros, assim como quando o caminhão está vazio ou lotado.

A pressão nas peças deve ser verificada toda vez que o veículo for pegar a estrada.

Também é importante que o estepe esteja devidamente calibrado.

Para este item é interessante colocar uma pressão maior, pois aos poucos ele vai se esvaziando.

6. Não usar ferramentas tecnológicas para a manutenção de pneus de caminhão

Usar um Controle de Pneus melhora a produtividade e reduz os custos dentro de uma transportadora, contribuindo com a manutenção dos itens.

O Controle de Pneus da Gestran, por exemplo, oferece ao gestor de frota o controle total sobre o rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento e a calibragem ideal para cada uma das rodas.

Tudo isso é feito a partir do cadastro dos pneus.

Nele, você insere fabricante, modelo, vida atual, possibilitando que a plataforma forneça dados importantes, entre eles custo por km rodado e as marcas mais duráveis.

Os 6 erros apresentados na manutenção de pneus de caminhão podem ser facilmente resolvidos dentro de uma transportadora.

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