O horário de verão inicia 04/11/18 às 00h00. Se a sua empresa possui filiais em estados que ficarão em fusos horários diferentes, será necessário ajustar o cadastro destas mesmas filiais. Caso a alteração não seja feita, podem ocorrer rejeições com informação de data e hora divergentes, conforme exemplo abaixo:

Horário de verão ERP Gestran

Para você entender melhor, imagine a seguinte situação: sua empresa tem filial em São Paulo, mas o servidor está localizado na Bahia. O estado baiano não adota horário de verão, mas a filial de São Paulo sim. Neste caso, é preciso ajustar o cadastro da Filial de São Paulo.

Para os estados que têm horário de verão, deve ser informado “-1” no campo Fuso Horário. E para os estados que não possuem, deve ser informado “-2”. Após informar a diferença, é só gravar e você poderá iniciar normalmente sua emissão de documentos.

Atenção! A alteração é permitida somente aos usuários com perfil de administrador no sistema.

Confira a seguir o passo a passo:

Passo a passo

 

Passo a passo

O horário de verão vale para os estados Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do Distrito Federal.

Motivo da Alteração

Esta mudança é necessária, pois o horário do servidor, além de ficar diferente das filiais, é a base para a emissão dos documentos fiscais. Como no exemplo de São Paulo será 11 horas e na Bahia 10 horas, quando a filial de SP for emitir o documento, o mesmo não será emitido porque haverá a diferença de horário.

Dica de Segurança

Para alterar o horário do servidor, é necessário fechar a aplicação do SQL, alterar a data do servidor, reiniciá-lo e após iniciado, subir as aplicações do SQL.

Atualizações Windows

É importante também que o sistema operacional da sua empresa esteja atualizado para evitar problemas de conexão e transferência de dados. A Microsoft liberou atualizações para os seguintes sistemas:

  • Windows Server 2012 R2
  • Windows 8.1
  • Windows RT 8.1
  • Windows Server 2012
  • Windows Embedded 8
  • Windows Server 2008 R2 Service Pack 1 (SP1)
  • Windows 7 SP1
  • Windows Server 2008 Service Pack 2 (SP2)
  • Windows XP Embedded

Já para atualizar o Windows 10 e o Windows Serves 2016, é importante instalar as atualizações listadas no histórico do site da Microsoft.

Pedimos que compartilhe estas informações com a sua equipe de TI. Para mais informações sobre como fazer a atualização, clique aqui.