Tecnologias para caminhão: saiba o que há de mais moderno para sua frota

Com o avanço da tecnologia, o setor de transporte de cargas conta com diversas facilidades e otimizações que minimizam os erros e promovem mais segurança tanto para os motoristas quanto para as cargas. Conheça o que tem de mais moderno em tecnologias para caminhão e saiba como manter sua frota sempre atualizada.

Tecnologias para caminhão: saiba o que há de mais moderno para sua frota

As principais tecnologias para caminhão

Algumas tecnologias já estão disponíveis para as empresas de transporte de carga e logística, garantindo a otimização do transporte de cargas e promovendo economias de custos. Entre as existentes, destacam-se:

Direção autônoma

A tecnologia está cada vez mais presente no transporte de cargas. Com o recurso de direção autônoma, a direção é feita por sensores, câmeras e radares, facilitando o transporte de carga e possibilitando que o condutor repouse com segurança sem exceder seu turno de trabalho. O sistema é responsável por realizar a checagem completa ao redor do caminhão, identificando obstáculos, sinalizações de trânsito, pedestres e informações sobre outros carros, como velocidade, direção, tamanho e posição. Recentemente a Tesla, empresa que investe em carros elétricos, lançou o que foi chamado de “caminhão do futuro”. O veículo é totalmente movido por energia elétrica e possui autonomia de 800 quilômetros quando suas baterias estão totalmente carregadas.

Computador de bordo

Essa tecnologia está presente nos carros de passeios há algum tempo e agora está começando a ser instalada em caminhões. O computador de bordo é uma das tecnologias para caminhões que descomplica a inspeção de diversas informações importantes, como horímetro, relógio, quilometragem total e parcial, além de dados sobre eventuais falhas nos componentes do caminhão. Com o uso do computador de bordo é possível fazer o diagnóstico do veículo, ajudando na hora de realizar as manutenções preventivas para caminhões.

Sistema de Roteirização

Com um sistema para gestão de frotas é possível planejar as rotas de deslocamento, que é uma ação positiva para o transporte de cargas. Ao optar por essa tecnologia, a transportadora garante mais segurança, otimiza o tempo de entrega e os custos gerais da frota.

Monitoramento de frota

Uma das vantagens que a tecnologia traz para as frotas é a possibilidade de monitorar as cargas em trânsito. Imagine em pouco tempo o gestor de frota ter acesso a todas as informações do transporte de cargas? A tecnologia possibilita a resolução de eventuais problemas, além de analisar falhas no sistema de transporte que podem ser resolvidas ou otimizadas.

Software de gerenciamento de frota

O software para transportadoras é uma das melhores tecnologias para caminhão. Ele é feito para simplificar e deixar o trabalho dos gestores mais prático e assertivo. Os sistemas de gerenciamento de frotas diminuem a burocracia e eliminam as operações manuais, facilitando o controle dos veículos, visto que todos os dados podem ser adicionados e armazenados no próprio software.

Com o software para transporte e logística você garante a integridade das informações e realiza o monitoramento de perto, diminuindo os custos da frota. O sistema também cria relatórios de acordo com estatísticas reais, permitindo uma gestão mais eficiente.

O Gestran ERP é uma ferramenta robusta que oferece diversas funcionalidades para as transportadoras, entre elas a integração entre setores, emissão de documentos, gerenciamento de custos, gestão de pessoas, controle de frota, entre outros. Para saber como a sua transportadora pode crescer com o uso de um sistema de gestão de transportes, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
6 Compart.
Compartilhar6
Compartilhar