Saiba o que é a reciclagem preventiva para motoristas profissionais

Desde novembro de 2017, os motoristas profissionais podem fazer um curso de reciclagem preventiva para evitar que a Carteira Nacional de Habilitação seja suspensa ao atingir o número máximo de 20 pontos em um ano. Saiba o que é reciclagem preventiva e quais são as vantagens para o motorista.

Reciclagem preventiva para motoristas

O que é reciclagem preventiva?

A reciclagem é um curso realizado pelo Detran ou instituição credenciada para a renovação da carteira de habilitação suspensa ou cassada. O objetivo é reeducar o condutor a uma direção defensiva após ter sofrido penalidades no trânsito.

A reciclagem preventiva é o mesmo curso oferecido na reciclagem, porém com a diferença de que o condutor não precisa atingir o número total de pontos para começar o treinamento. Prevista na resolução 723 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o curso é opcional para todos os motoristas profissionais.

Os condutores que decidirem fazer parte da turma devem contabilizar na carteira, no mínimo, 14 pontos. A medida vale para os profissionais que tenham a inscrição “exerce atividade remunerada” no verso de sua CNH e seja habilitado nas seguintes categorias: C (veículos de carga), D (veículos de transporte de passageiros) ou E (veículos conjugados).

O condutor que somar 20 pontos num período de um ano perde o direito de dirigir por 6 meses e é obrigado a passar por um curso de reciclagem.

Como se inscrever para o curso de reciclagem preventiva?

A solicitação para o curso de reciclagem preventiva só pode ser feita uma vez a cada 12 meses. Com o curso, o motorista tem a chance de zerar a pontuação acumulada em sua carteira de habilitação.

O profissional deve ir até a uma unidade do Detran de seu estado. Depois que a análise dos requisitos forem feitas, ele recebe uma autorização que deve ser entregue a uma autoescola que ofereça o curso. Assim que a permissão for emitida, o motorista tem 15 dias para começar as aulas e, a partir daí, 40 dias para finalizar.

Como é feita a reciclagem preventiva?

Condutores devem fazer 30 horas de aula, sendo 12 sobre Legislação do Trânsito, 8 de Direção Defensiva, 4 de Noções de Primeiros Socorros e 6 de Relacionamento Interpessoal.

Após o fim do curso, o profissional recebe um certificado e já pode agendar a sua prova presencial no Detran. Para ser aprovado no teste, é necessário acertar, no mínimo, 21 questões das 30 aplicadas na avaliação.

Vantagens em realizar a reciclagem preventiva

Com certeza, a principal vantagem em realizar a reciclagem preventiva é a de não correr o risco de perder o direito de dirigir. Sendo assim, o motorista profissional não tem a sua atividade profissional suspensa e nem perde os seus ganhos financeiros.

O condutor também recebe um conteúdo educativo para identificar onde está errando em seu dia a dia e o que precisa mudar no seu comportamento ao volante.

A reciclagem preventiva é uma maneira simples do motorista profissional não correr riscos de sua carteira de habilitação ser suspensa. Com apenas 30 horas de aula e um teste, o condutor tem os pontos zerados na CNH.  Para ler mais notícias do setor de transportes e logística, continue acompanhando o blog da Gestran.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
Compartilhar55
Compartilhar
+1
55 Compart.