Saiba quais são os maiores gastos das transportadoras

Os altos custos operacionais, a definição do valor do frete e o atendimento ao cliente são só alguns dos fatores financeiros que empresas de transporte precisam balancear. Conheça quais são os maiores gastos de uma transportadora e saiba como reduzi-los de uma maneira simples.

Gastos de uma transportadora

Entendendo os gastos de uma transportadora

Para entender quais são todos os custos envolvidos na operação de uma empresa de transporte é necessário compreender como eles são divididos.

1. Gastos fixos

São custos que não se alteram em um curto período de tempo e são atribuídos mesmo que a empresa não opere. Ou seja, ocorrem de maneira independente ao deslocamento da frota ou a produção mensal da transportadora.

Exemplos: valor do software de gestão, depreciação do veículo, aluguel e custos trabalhistas.

2. Gastos variáveis

Esses custos mudam de acordo com o nível de produção da empresa de transporte, sendo diretamente impactados pela quantidade de operações realizadas.

Exemplos: despesas relacionadas a combustível, manutenção, pedágios e hora extra.

Maiores gastos de uma transportadora

Os principais custos em uma empresa de transporte são relacionados, principalmente, às despesas logísticas no trajeto rodoviário, como:

1. Custos de coleta, transferência e entrega

Os gastos fixos – aqueles que não sofrem nenhum tipo de variação independente da distância percorrida – podem ser: o salário dos condutores, valor do licenciamento e seguro.

Por outro lado, como exemplo dos gastos variáveis – que mudam de acordo com a quilometragem rodada – estão os custos com acessórios, peças de manutenção, manutenção preventiva de frota, combustível, pneus e pedágio.

2. Gastos indiretos

São as despesas consideradas administrativas, que estão indiretamente relacionadas com a operação da transportadora. Vale ressaltar que estes custos variam de acordo com o volume de carga do mês, podendo ser dividida em:

  • Encargos e salários dos colaboradores que não estão envolvidos diretamente na produção, como os funcionários de vendas, administrativo, RH e comercial.
  • Despesas necessárias para garantir o funcionamento da empresa, como tributos, aluguel, luz e água.

3. Gastos relacionados ao valor

São os custos relacionados à administração de risco do transporte, como perdas, acidentes e assaltos. As despesas podem ser divididas em dois grupos:

  • Gestão do risco de acidentes e perdas: conhecido como frete valor, ele agrega uma quantia para o transporte de carga. Na sua composição, estão elementos como parte do valor do seguro, segurança interna, indenização de extravios, danos, avarias e riscos não cobertos pelo seguro da transportadora.
  • Despesas com GRIS (Gerenciamento de Risco de Roubos): custos relacionados à segurança das mercadorias, como seguro, investimentos em sistemas de rastreamento, reposição de equipamentos e despesas com escoltas e bilhetagem.

4. Gastos com armazenagem

Em alguns casos, a transportadora também precisa armazenar as cargas. Quando isso acontece, outras despesas são levadas em consideração. Por exemplo, os custos referentes ao aluguel de galpões, mão de obra, instalações e equipamentos.

Os gastos de uma transportadora com a armazenagem dependem diretamente da rotatividade das mercadorias. Se a empresa tem mais itens em estoque do que transporta, os custos com o armazenamento aumentam.

5. Gastos com embalagens

As embalagens são itens fundamentais para a logística. Afinal, são elas que mantém a mercadoria segura, impedem que a carga sofra avarias e podem otimizar o espaço dentro do veículo. É importante que a embalagem esteja de acordo com o item transportado. Por ser uma carga frágil, o celular precisa ser embalado de forma diferente de um perecível, por exemplo, exigindo cuidado redobrado. Sendo assim, os custos com as embalagens dependem do tipo de mercadoria a ser transportada.

6. Outros gastos

Entre as outras despesas da empresas de transporte de carga, destacam-se:

  • Custos com depreciação do veículo;
  • Custos com tributos, como impostos trabalhistas, para o transporte e funcionamento da empresa;
  • Custo com combustível, óleo e outros lubrificantes;
  • Custos com pneus, como a compra de um novo ou a sua recapagem;
  • Custos com manutenção, seja ela preventiva, preditiva ou corretiva;
  • Custos com pedágio;
  • Custos de permanência da carga;
  • Custos de cubagem: quando as mercadorias de baixo peso lotam o caminhão antes de atingir o limite máximo;
  • Quando for o caso, custo de devolução de mercadoria ao destinatário;
  • Custo com reentrega quando o destinatário não pode receber a carga na primeira entrega;
  • Quando o caminhão fica parado por mais tempo do que o esperado, há o custo de estadia do veículo.

Como a tecnologia pode reduzir os gastos?

Como pudemos observar ao longo do texto, são vários os gastos de uma empresa de transporte. A boa notícia é que existe uma forma de reduzir consideravelmente estes custos. O uso de um software de gestão de transportes, como o ERP Gestran, é capaz de integrar todos os setores e processos envolvidos na empresa.

Com o sistema, o gestor consegue minimizar rotas ociosas, sincronizar as operações com os seus clientes, aumentar a eficiência da empresa e dos serviços prestados, reduzir o tempo de carga e descarga, acompanhar as informações em tempo real e melhorar a gestão dos colaboradores.

Outra funcionalidade bastante importante é o módulo Compras que permite gerenciar todas as aquisições de uma transportadora, desde o processo de ordem de compra até abastecimentos. Desta forma, o gestor tem o controle total sobre os gastos com itens usados no dia a dia de uma empresa, como papel e canetas, até o gasto com diesel da frota de veículos.

O módulo Suprimentos complementa esse acompanhamento e permite controlar o estoque de todos os materiais, incluindo combustível e materiais de expediente, como EPI’s.

Os maiores gastos de uma transportadora representam uma boa parte de seu capital e conhecer todas as despesas, contribui para a economia de custos desnecessários. Com a ajuda da tecnologia é possível melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo em que muitos dos custos são reduzidos. Para ter mais dicas como essas, não se esqueça de conferir o Gestran Blog.

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Manuela Ghizzoni Autores recentes de comentários
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Muito bem explicado, quanto menos gastos podemos diminuir, mais dinheiro podemos ganhar! obrigado pelas dicas

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