Tipos de caminhões: conheça os principais tamanhos e capacidades

Há diversos tipos de caminhões disponíveis no mercado e cada um deles é apropriado para determinado trajeto ou carga. Alguns se adequam melhor a perímetros urbanos e outros são mais recomendados para percursos longos.Tipos de caminhões: conheça os principais tamanhos e capacidades

Compreender as necessidades logísticas da sua empresa são fundamentais para adquirir o tipo de caminhão certo e garantir segurança e eficiência ao seu transporte. O resultado de uma escolha inteligente evita desperdícios de capacidade ou sobrecarga do caminhão.

Outro ponto importante desta análise é identificar se o modelo do veículo se adequa ao trajeto da carga, afinal, a maioria dos caminhões são proibidos de circular nos grandes centros urbanos e, quando realmente necessário, é preciso obter autorização especial das prefeituras.

Um estudo elaborado em 2014 pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) mostra que mais de cem municípios brasileiros já criaram algum tipo restrição ao trânsito de caminhões.

Confira a seguir os principais tipos de caminhões e entenda as principais diferenças entre cada um deles:

3/4 ou VUC (Veículo Urbano de Carga)

Conhecido como VUC, o caminhão 3/4 é o de menor porte e mais indicado para circular em áreas urbanas.

Oferece limite de emissão de poluentes e suas medidas não podem ultrapassar 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento. A capacidade de transporte é de até 3 toneladas.

Toco

Esse tipo de caminhão conta com dois eixos simples na carroceria: um frontal e outro traseiro de rodagem simples.

Com capacidade para transportar até 6 toneladas, tem no máximo 14 metros de comprimento e seu peso bruto chega a 16 toneladas.

Em relação ao tipo truck, sua carroceria é menor, possui apenas um eixo e suporta menos peso.

O caminhão tipo toco é bastante usado como baú para mudanças, transporte de carga seca, cargas gerais e empregado como caminhão caçamba de areia, pedra e terra.

Truck

Possui o mesmo comprimento do caminhão toco (14 metros), mas se diferencia pelo seu eixo duplo na carroceria. Um dos eixos recebe força do motor para proporcionar melhor desempenho do veículo e, consequentemente, carregar cargas mais pesadas de 10 a 14 toneladas.

Seu peso bruto pode chegar a 23 toneladas.

Cavalo Mecânico Simples

Conjunto formado pela cabine, motor e duas rodas de tração com eixo simples. Pode ser engatado em vários tipos de carretas e semirreboques.

Cavalo Mecânico Trucado

Semelhante ao cavalo mecânico simples, este modelo se diferencia pelo eixo duplo em seu conjunto e capacidade de carregar mais peso.

Uma das vantagens é a distribuição da carga por mais rodas, fazendo com que cada uma delas gere menos pressão no asfalto.

Conjunto Carreta 2 eixos + Cavalo Mecânico Simples

Conta com um cavalo mecânico simples e um semirreboque com 2 eixos cada. Seu peso total chega a 33 toneladas e comprimento de até 18,15 metros.

Conjunto Carreta 3 eixos + Cavalo Mecânico Simples

Conta com um cavalo mecânico simples e um semirreboque com 2 eixos cada. Seu peso total chega a 33 toneladas e comprimento de até 18,15 metros.

Bitrem ou treminhão

É uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos e permite o transporte de bruto total de 60 toneladas.

Os semirreboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado.

Rodotrem

É um veículo de carga formado por dois semirreboques em um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas.

Os dois semirreboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário denominado Dolly.

Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

Tipos de caminhões e controle

Como vimos, os diversos tipos de caminhões são classificados conforme sua quantidade de eixos, tamanho e peso.

Mas, independentemente do tipo, é importante lembrar que todos os veículos de carga precisam passar por um rigoroso controle de manutenção, principalmente dos pneus.

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