Veja como preservar os amortecedores do caminhão

Você já deve saber que não são apenas os caminhoneiros que são levados à exaustão em longas viagens de transporte de carga, certo? Estradas ruins, muitas subidas e descidas, e cargas pesadas também exigem muito dos caminhões e, principalmente, do seu sistema de suspensão. Existem alguns cuidados no dia a dia que você pode tomar para preservar os amortecedores do caminhão. Confira a seguir.

Veja como preservar os amortecedores do caminhão

Faça a manutenção preventiva

A realização da manutenção preventiva visa não só a segurança, mas também a redução de custos e vida útil do seu veículo, sendo fundamental que os amortecedores estejam em boas condições.

Para cuidar dos amortecedores do caminhão todos os dias

Evite excesso de cargas, pneus desgastado e alta velocidade quando passar por buracos e lombadas. Faça o alinhamento da direção periodicamente e revise sempre todos os outros itens do sistema de suspensão.

Os riscos de ir pra estrada com amortecedores em mau estado

O mau estado dos amortecedores do caminhão pode causar perda de estabilidade, desgaste irregular dos pneus e a perda de eficiência no sistema de frenagem – todas estas situações com consequências graves.

A falha no amortecedor não impede o funcionamento dos freios, mas aumenta a distância necessária para que o caminhão pare quando acionado, o que pode ser preocupante em estradas com o veículo em maior velocidade.
A parte financeira também é afetada, pois terá um maior desgaste dos pneus, diminuindo a vida útil e ocorrendo trocas antes do previsto.

Deixar agendada a revisão do sistema de suspensão a cada 10.000 km é uma boa alternativa, mas esse período varia de acordo com a utilização do veículo, peso de carga e tipo. O local onde o caminhão trafega também irá implicar nessa variação. Isso porque nem todas as vias estão em bom estado para locomoção devido à má conservação.

Fique atento aos sinais

Fique atento caso o caminhão comece a apresentar alguns desses “sintomas”:

  • Vazamento de óleo
  • Ruídos na suspensão
  • Balanço excessivo depois de freadas e arrancadas
  • Perda de constância nas curvas
  • Redução do contato do pneu com o solo e do controle da suspensão

Se isso ocorrer, verifique amortecedor. Realizar a manutenção preventiva é um investimento em segurança e maior vida útil de seus veículos, representando assim redução de custos e danos.

Conheça o módulo Manutenção de Frota, do Gestran ERP, que auxilia na otimização de tempo e processos dentro da sua empresa.

Compartilhar
Compartilhar
+1
0 Compart.