Pneu remold é seguro para caminhões?

Também conhecidos como remodelados ou remoldados, os pneus remold têm ganhado cada vez mais mercado no Brasil. Isso se deve por conta de um fator: a economia no preço. Geralmente, esse tipo de pneu é 50% mais barato do que um novo. Além disso, ele contribui para o meio ambiente ao reaproveitar o material da peça que originalmente iria para o lixo. Saiba mais sobre o pneu remold e se ele é seguro para caminhões.

Pneu remold

O que é pneu remold?

O pneu remold sofre o processo de raspagem de talão a talão (aro que fica em contato direto com a roda). Durante a operação, uma nova camada de borracha é aplicada na banda de rodagem, laterais e ombros da peça. Por último, o pneu é mais uma vez vulcanizado para que todas as partes se encaixem perfeitamente.

O pneu remold é seguro para caminhões?

Durante a inspeção visual dos pneus remold, ficou constatado que a taxa de aceitação para pneus de caminhão é bem maior do que os para passageiros. Isso acontece porque a construção dos pneus de carga já são mais fortes naturalmente.

A inspeção visual é fundamental para garantir que o pneu está em um padrão mínimo de segurança. Ao longo do processo de remold, a peça passa por uma série de testes de qualidade, assim como um novo passaria para receber o selo de qualidade e certificado de segurança.

Para se certificar se o pneu remold que deseja comprar é realmente seguro e passou por todos os testes de qualidade basta ler o pneu e verificar se a peça possui o selo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O presidente da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), Alberto Mayer, também indica a necessidade de procurar por oficinas especializadas que só use material de qualidade.

Pneu remold é a mesma coisa que recapado?

Apesar de muitas pessoas confundirem, o pneu remold não é a mesma coisa que o recapado. O processo de recapagem de pneus consiste na substituição somente da borracha desgastada da banda de rodagem em contato com o solo.

Quando devo trocar os pneus?

Antes de pensar se deve comprar um pneu remold ou novo é necessário saber qual o momento certo de trocá-lo. Não há um tempo específico predefinido, já que o desgaste da peça vai depender de alguns fatores, como distância percorrida e estilo de dirigir adotado pelo motorista de caminhão.

Segundo a legislação brasileira, o desgaste máximo permitido é de 1.6 mm, ou seja, o pneu deve ser substituído antes de atingir esse valor. Vale ressaltar que o não cumprimento desta norma pode acarretar em multas e penalidades.

Além de ser uma legalidade, o uso de pneus em boas condições também é uma questão e segurança. Afinal, a peça é responsável por garantir a estabilidade do veículo na frenagem, aceleração e curvas.

De forma geral, o pneu remold é seguro para o uso em caminhões. Contudo, antes de comprar esse tipo de peça é fundamental conferir se ela possui o selo de qualidade e segurança do Inmetro. Para saber como prolongar a vida útil dos pneus da sua frota, clique aqui e baixe gratuitamente um e-book com 5 ações que você deve adotar para evitar o desgaste prematuro da peça.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
Compartilhar120
Compartilhar
+1
120 Compart.