Planilha ou Sistema: qual opção é mais eficiente para controle de pneus – Baixe grátis a Planilha de Controle de Pneus

planilha de controle de pneus

Atualmente, há diversas ferramentas disponíveis no mercado que auxiliam transportadoras no controle de pneus das suas frotas. As mais comuns são as planilhas em Excel ou sistemas de gestão de frotas, que podem ser totalmente online ou por meio de um software ERP.

Conheça as vantagens e desvantagens de cada opção e descubra qual delas é a melhor alternativa para fazer o controle eficiente dos pneus na sua transportadora.

Planilha de Controle de Pneus

Gerenciar os pneus de frota por meio de planilhas é bastante interessante quando se trata de uma frota pequena, de até cinco veículos. Quanto maior o tamanho da frota, mais complexo torna-se o controle, pois a quantidade de itens que o gestor precisa acompanhar aumenta consideravelmente.

Mesmo com a planilha sempre atualizada, o arquivo não emite qualquer forma de alerta. Como consequência, o gestor esquecer de realizar serviços importantes, como rodízio ou calibragem dos pneus. Outro ponto negativo é o tempo necessário para alimentar essas planilhas, que geralmente são bem mais complexas do que um software. A vantagem é que as planilhas não oferecem custos. Por outro lado, um controle mal realizado impacta em gastos bem maiores futuramente.

Empresas que ainda utilizam planilhas para analisar e monitorar dados corporativos passam grande parte do seu tempo corrigindo e atualizando informações nestes arquivos, o que gera retrabalho e aumento do tempo para concluir as tarefas. As planilhas eletrônicas já beneficiaram muito a vida das empresas durante muitos anos, mas hoje o mercado oferece soluções mais modernas e inteligentes que acabam deixando o modelo de gestão empresarial via MS-Excel para trás.

Se você quiser testar este modo de organização, pode baixar a Planilha de Controle de Pneus clicando no botão abaixo.

Sistemas digitais

Os sistemas permitem automatizar algumas rotinas, como programar de forma automática as manutenções e trocas de pneus, agilizando a rotina da transportadora e garantindo números mais precisos sobre economia e durabilidade das manutenções. Atualmente, existem dois modelos: ERP e SaaS.

Sistema ERP para Controle de Pneus: vantagens e desvantagens

Sem dúvidas, o uso de um sistema de gestão é mais adequado para o crescimento empresarial. As organizações necessitam cada vez mais de dados precisos e detalhados para o desenvolvimento e execução de projetos. A maioria dos Softwares TMS (Transportation Management System) oferece uma gestão completa para transportadoras, acompanhada de um controle de frotas que permite realizar a gestão dos pneus.

Mas como esse não é o principal foco de um Software ERP. Muitas vezes, a parte de controle de pneus acaba sendo um pouco limitada quando comparada a um Sistema SaaS que tem apenas esse objetivo.

Sistemas SaaS de Controle de Pneus

Os Sistemas SaaS são muito mais eficientes em termos de serviços oferecidos e ainda permitem automatizar processos. O Sistema de Controle de Pneus da Gestran, por exemplo, oferece relatórios bastante completos e em tempo real. Podem ser acessados de qualquer dispositivo, como através do computador, do tablet ou smartphone, garantindo agilidade nas tomadas de decisões.

Imagine poder acessar seu Sistema de Controle de Pneus em tempo real, de qualquer lugar e através do número de fogo saber a posição exata de cada pneu adquirido.

Além destes dados, é possível:

  • Saber se determinado pneu está em estoque ou fila para reforma;
  • Em qual veículo o pneu está e a posição exata de engate;
  • Consultar o nome do fabricante, modelo, dimensão e posição de aferição;
  • Saber o tipo de desenho utilizado na reforma da borracha;
  • Acessar o histórico de todos os serviços realizados;
  • Identificar o prazo de garantia de cada um.

Vantagens e desvantagens: Sistema SaaS de Controle de Pneus da Gestran ainda permite cruzar dados de forma bastante avançada, de forma que uma planilha não poderia oferecer. Por exemplo é possível analisar dados como:

  • Custo por km rodado
  • Custo por modelo e fabricante
  • Desempenho de cada motorista e veículo
  • Fabricantes que oferecem maior rendimento e menor custo para a sua empresa
  • Se já está chegando o momento do rodízio ou reforma

Sem informações exatas, o controle de custos pode ter sua eficiência prejudicada. E pior: ocasionar problemas sérios que comprometem o desempenho tanto dos pneus como de outros componentes do caminhão.

Com estas métricas, sua empresa evita gastos desnecessários, consumo excessivo de combustível e previne acidentes nas estradas causados por falta de segurança.

Outra vantagem de um Sistema SaaS para Controle de Pneus é seu excelente custo-benefício. A partir de R$ 68,00 mensais é possível realizar manutenção adequada, prorrogar a vidas dos seus pneus e evitar que sejam descartados antes do prazo previsto.

Gostou? Que tal aproveitar para TESTAR GRÁTIS o Sistema de Controle de Pneus da Gestran?