O que fazer em caso de roubo de carga?

O Brasil é um dos países com maior incidência em roubo de carga segundo pesquisa realizada pelo Comitê de Transporte de Cargas do Reino Unido. Devido ao trauma causado no motorista e os altos prejuízos às transportadoras, muitos motoristas evitam trafegar durante o período noturno e até mesmo viajar para determinados locais, onde o índice de assalto e roubo é grande.

Roubo de cargas: o que fazer?

Mesmo com os avanços tecnológicos de rastreamento e com o cuidado redobrado dos profissionais durante o transporte de cargas, isso ainda pode acontecer. Veja alguns cuidados para evitar o roubo e também o que fazer caso ele aconteça.

Como evitar o roubo de carga?

Todas as empresas que atuam com o transporte de cargas pelas estradas brasileiras estão sujeitas ao roubo de carga. Para auxiliar os gestores de frotas, algumas atitudes contribuem com a segurança do condutor e do caminhão.

Alterne as rotas

Sempre que possível evite transportar os mesmos tipos de cargas nos mesmos caminhos, assim sua frota não fica visada. Em caso de paradas para abastecimento, refeições ou outras necessidades, dê preferência para postos de combustível confiáveis.

Mantenha a comunicação com o motorista de caminhão

Procure estabelecer um acordo de comunicação com o motorista de caminhão, entrando em contato durante intervalos regulares e em locais predeterminados. Dessa maneira, sua transportadora acompanha o andamento da viagem e age rapidamente em caso de sinistros.

Instale um geolocalizador no veículo

Com o rastreador no caminhão, a transportadora garante segurança não só para a carga, mas também para o motorista. Nele existem diversas opções que permitem antever paradas e rotas, bloqueando o caminhão automaticamente no caso de alterações imprevistas.

Redobre atenção nas seguintes estradas

Segundo um levantamento realizado pelo Sindicato das Transportadoras de Cargas (Setcesp), as estradas Anhanguera, Dutra, Bandeirantes, Castelo Branco e Fernão Dias, são as mais comuns no roubo de cargas. Portanto, nesses lugares, dirija com atenção não apenas na estrada, mas a qualquer movimento estranho a seu redor.

Como agir caso o roubo de carga aconteça?

Caso durante o trajeto de um caminhão, sua transportadora sofra um roubo de carga, é importante que você siga rigorosamente algumas recomendações.

Comunique imediatamente

Oriente o motorista de caminhão a zelar pela sua segurança em primeiro lugar. Após isso, ele deve ligar para a Polícia Rodoviária Federal pelo número 191. Caso o condutor esteja em um perímetro urbano, a ligação deve ser feita para PM através do 190. É necessário informar sobre o ocorrido com  o máximo de detalhes, desde a localização até as características de como foi o roubo. Quanto antes essa comunicação ser feita, maior será a chance de recuperação do caminhão, já que as patrulhas policiais são imediatamente avisadas da ocorrência.

Comunicação com a empresa

Oriente o condutor a comunicar a empresa assim que possível e explicar com detalhes o que aconteceu. Feito isso, o motorista deve aguardar o suporte para deixar o local em segurança.

Acione o seguro do caminhão e rastreadores

Com os dados do veículo e da carga, o seguro deve acionado, além de eventuais rastreadores e bloqueadores.

Toda empresa de transporte de cargas deve ficar atenta aos sinistros que podem acontecer e se prevenir usando as ferramentas necessárias para zelar pela segurança do condutor e também da carga transportada. Para sua transportadora ter ainda mais sucesso, clique aqui e baixe gratuitamente o E-book “O que todo dono de Transportadora e Gestor de Frota devem saber?”. Acesse o material exclusivo e saiba como se destacar no ramo de transporte e logística mesmo em meio a tanta concorrência.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
40 Compart.
Compartilhar40
Compartilhar
+1