Dicas e cuidados para novos motoristas de caminhão

Enfrentar as estradas é sempre uma situação de risco e que exige a concentração dos novos motoristas de caminhão. Uma direção defensiva é fundamental para evitar acidentes e diminuir os perigos, porém existem outros pontos de atenção para caminhoneiros que querem dirigir em rotas cada vez mais variadas. Por isso, a Gestran trouxe dicas para os condutores que estão se especializando nesta área.

Novos motoristas de caminhão

1. Portar os documentos obrigatórios

Assim como um condutor usual precisa andar com a sua carteira de motorista e certidão do carro, o motorista das transportadoras precisa portar os documentos obrigatórios. Então, antes de seguir viagem, verifique se todos os documentos abaixo estão em sua posse:

  • Carteira de habilitação com permissão para dirigir aquele determinado tipo de caminhão;
  • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos);
  • CT-e (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas) ou manifesto de cargas;
  • RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga);
  • Notas fiscais das mercadorias transportadas;
  • Documentação referente aos seguros de carga;
  • Autorização especial no caso de cargas perigosas ou especiais.

2. Cuidado e atenção com o veículo

Manter o veículo em boas condições é uma das melhores formas de prevenir acidentes. Tenha sempre a manutenção preventiva para caminhões em dia e fique de olho na integridade de itens como pneus, freio, suspensão e luzes de sinalização.

Mesmo que nunca tenha perdido a data de uma revisão, é importante conhecer o caminhão que dirige e ficar atento para possíveis falhas. Se notar que há algo errado, por exemplo, um barulho diferente no motor, procure imediatamente um mecânico de confiança.

3. Acompanhe as legislações

Antes de seguir viagem, é importante saber por onde o caminhão vai passar e conhecer a legislação dos estados que fazem parte do trajeto. Como as leis mudam de acordo com a região, o conhecimento nas normas o mantém dentro da legalidade.

Na região central de São Paulo e Curitiba, por exemplo, o limite de velocidade máximo é de 40km/h. Porém, a capital paranaense possui as chamadas Vias Calmas, uma via compartilhada com ciclovia, que permite a circulação de carros com limite máximo de 30km/h.

4. Cursos de especialização para novos motoristas de caminhão

Para o condutor se manter atualizado e adquirir mais experiência, é interessante investir em cursos de especializações na área. O conhecimento conquistado traz benefícios para a transportadora, torna o condutor um especialista no assunto e muito mais capacitado para realizar as atividades. Conheça a seguir quais são as certificações para motoristas de caminhão.

Certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade)

O motorista certificado pela SASSMAQ ganha o status de especialista no transporte de produtos químicos. Desde 2005, o sistema é pré-requisito para as transportadoras que trabalham com esse tipo de mercadoria. A certificação é concedida ao condutor após treinamento e avaliação.

Curso MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos)

O curso de MOPP é ofertado aos motoristas que desejam obter certificação para trabalhar com o transporte de produtos perigosos, tais como químicos, explosivos e  combustíveis. A certificação tem duração de 5 anos e após essa data deve ser atualizada.

Curso sobre a resolução 168

As aulas dessa formação têm como objetivo reciclar o motorista quanto as novas leis e procedimentos em relação ao transporte de cargas e passageiros.

5. Aposte na tecnologia

Como os novos motoristas ainda estão se adaptando à rotina e normas da transportadora, usar a tecnologia no seu dia a dia é essencial. O Gestran ERP é um Sistema para Transporte e Logística completo que automatiza as operações da empresa, otimiza o fluxo de informações entre novos motoristas de caminhão e gestor e é capaz de reduzir o tempo de carga e descarga.

Os módulos disponíveis no sistema permitem que o condutor aprimore o trabalho, tenha mais segurança na estrada e mantenha um contato mais próximo com o seu gestor. Para saber como o software Gestran pode contribuir com o crescimento da sua empresa, solicite uma demonstração gratuita.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
7 Compart.
Compartilhar7
Compartilhar
+1