Os maiores desafios da logística de transporte

Independente do tamanho da empresa de transporte, a área de logística é uma das que mais demanda atenção e necessita de uma gestão completa, pois impacta diretamente na operação. Saiba quais são os maiores desafios da logística de transporte e a importância de administrá-los.

Logística de transporte

1. Infraestrutura precária das rodovias

A maioria do transporte de cargas feito no Brasil é pelas estradas. E muitas dessas vias sofrem com falta de manutenção, podendo deixar o trajeto mais perigoso, além de desgastar mais rapidamente o veículo. Por isso, os profissionais de logística de transporte estão sempre procurando alternativas para traçar os melhores e mais seguros caminhos para a preservação da frota e do bem-estar do condutor.

2. Altos custos

O custo de uma operação de transporte é bastante alto. São despesas como combustível, manutenção, imposto e folha de pagamento. O controle manual destas operações se torna perigoso, pois compromete a precisão dos dados e prejudica o caixa da empresa. Para evitar este risco, gestores da área de logística buscam soluções que permitam reduzir os gastos e que não afetem a produtividade da empresa, como sistemas de gestão de transporte. Um sistema de transporte permite controlar os gastos em tempo real, sendo muito mais preciso do que o controle feito de maneira manual.

3. Falta de preparo profissional

As operações logísticas são bastante complexas e, por isso, é necessário ter profissionais competentes na equipe. A capacitação técnica dos colaboradores é um diferencial para empresas de transporte. Condutores que não estão atualizados referentes às leis de trânsito, por exemplo, podem cometer mais infrações e com isso gerar mais custos às empresas. Com uma gestão de pessoas mais precisa, é possível gerenciar treinamentos para desenvolvimento e qualificação de colaboradores.

4. Integração com outras áreas da transportadora

A área de logística precisa estar integrada com os demais setores da transportadora para funcionar da melhor forma. O departamento de estoque e de vendas, por exemplo, é fundamental para manter a produtividade da logística em alta.

5. Pontualidade na entrega

A pontualidade nas entregas é uma das maiores exigências do mercado, independente de qual seja a carga transportada. Os atrasos comprometem o nível de satisfação da empresa e podem até mesmo manchar a sua reputação. O controle logístico precisa ser muito bem desenhado para que a mercadoria chegue dentro do prazo determinado.

Como superar esses desafios?

Para lidar com os maiores desafios da logística de transporte, é possível contar com um sistema de gestão de transportes. Um software como o Gestran ERP auxilia o responsável na coordenação de todos os processos presentes dentro de uma transportadora, além de integrar os departamentos e gerar relatórios inteligentes.

Com a automatização dos processos, a transportadora é capaz de enfrentar os seus maiores desafios logísticos e otimizar as operações diárias. Para conhecer as funcionalidades do Sistema ERP e saber como ele pode contribuir com o crescimento da sua empresa de transporte, entre em contato e solicite uma demonstração gratuita.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
Compartilhar98
Compartilhar
+1
98 Compart.