Gestão de compras: economize dinheiro monitorando processo de compras da transportadora

A administração correta do departamento de compras dentro de uma empresa de transporte e logística pode trazer diversos benefícios, entre eles a redução de custos e a melhora na qualidade do serviço. Conheça mais sobre como economizar dinheiro monitorando o processo de compras da transportadora através da gestão de compras.

Gestão de compras

O departamento de compras

O setor de compras dentro das corporações é responsável por adquirir o material necessário para que a empresa mantenha sua produção e operação, por esse motivo é de extrema importância para todos os segmentos de negócios.

Dentre as principais atribuições do departamento estão: realização de cotações e ordens de compra, negociações com os fornecedores, recebimento e comparação de propostas, realizar avaliação e cotação de preço e materiais, gerenciamento de estoque de materiais, entre outras.

Como economizar na gestão de compras

Com as metas funções do setor de compras definidas, é possível otimizar demandas, identificar pontos de melhorias e gerar economia de custos.

1. Organize o setor

Organização é uma das palavras-chave para o sucesso das empresas de transporte de cargas. Manter as operações do departamento bem planejadas é uma maneira de reduzir significativamente os gastos. Com os processos organizados, o gestor não corre o risco de comprar itens desnecessários, adquirir um produto de baixa qualidade ou deixar de obter mercadorias importantes e atrapalhar o sistema de produção.

2. Categorize as despesas

Após a organização dos processos, é essencial que todos os dados estejam integrados. Com as informações atualizadas, o responsável pode categorizar as despesas da empresa e identificar, a partir da análise dos dados, onde está a maior demanda de gastos.

3. Escolha os fornecedores com atenção

A escolha pelos fornecedores vai além dos melhores prazos e preços. O gestor de compras precisa ficar atento à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. Adquirir uma mercadoria de má qualidade ou abastecer os veículos da frota com combustíveis adulterados, por exemplo, pode trazer gastos desnecessários ao negócio.

4. Acompanhe os resultados

Avalie constantemente os resultados das negociações e desempenho do setor de compras. Isso permite que o gestor consiga encontrar e corrigir possíveis falhas e aprimorar os procedimentos atuais. O sistema de Business Intelligence para transportadoras é uma ferramenta que coleta, armazena e analisa dados de maneira inteligente, proporcionando uma tomada de decisões mais rápidas e informações mais precisas do cenário da empresa.

Como otimizar a gestão de compras nas transportadoras?

O módulo Gestão de Compras, dentro ERP Gestran, administra todas as operações que fazem parte do setor de compras. O sistema otimiza diversas etapas presentes na rotina do departamento, desde o contrato até ordens de compra e abastecimento.

A ferramenta ajuda a organizar questões internas relacionadas às compras, como requisições, além de realizar o controle de alçadas de aprovação, integrar o departamento com a nota de compra e o setor financeiro.

O lucro das empresas de transporte e logística não está concentrado somente da venda de serviço, mas também do uso correto do capital financeiro da transportadora. A busca por bons preços, produtos de qualidade e compras no momento certo são estratégias fundamentais para aumentar a receita e diminuir os custos. Para saber como um sistema de gestão de transportes e logística pode contribuir com o crescimento da sua empresa, entre em contato e solicite uma demonstração gratuita.

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