4 ações para economizar o combustível do caminhão

4 ações para economizar o combustível do caminhão

Sabemos que atualmente a redução de custos é essencial, mas também representa um grande desafio a ser superado pelas empresas, principalmente quando pensamos no setor de transporte de cargas. Para efetuar uma redução eficiente é necessário sempre identificar as possibilidades e medidas cabíveis a serem adotas.

Dentro do transporte de carga, o consumo de combustível representa um dos principais custos dos caminhões, por isso observamos que a economia de combustível é algo necessário, fundamental para um bom resultado no final do mês.

Então como economizar combustível?

Quando pensamos em economia de combustível, cada litro economizado por quilometro rodado conta, então nunca menosprezes qualquer medida de economia neste sentido. Cada detalhe é importante.

Algumas ações para atingir esse resultado.

  1. Utilizar os defletores de ar corretamente: O defletor pode ser considerado um acessório estético por alguns, mas ele diminui a resistência do ar entre a cabine e a carreta, trazendo maior estabilidade e produzindo uma economia de combustível que pode chegar até 7%.
  2. Regulagem dos eixos: Sabemos que checar o alinhamento dos eixos da cabine e da carreta é uma medida de segurança importante, mas também permite extrair o melhor desempenho do caminhão, tendo como efeito imediato uma economia de combustível de até 3%
  3. Investir em treinamento: Um dos ativos mais importantes de uma empresa são as pessoas, por isso treinamento não pode ser considerado um custo, mas sim um investimento.O treinamento aperfeiçoa os motoristas, auxilia estabelecer as melhores práticas para a condução dos caminhões, remover vícios de direção, assim como velhos hábitos que acabam aumentando o consumo dos veículos.
    Com motoristas bem treinados a economia de combustível pode chegarem até 10%, além de economias indiretas com conservação e manutenção das máquinas.
  4. Utilização de acessórios: A tecnologia também favorece essa economia, com fabricantes disponibilizando em seus modelos acessórios que contribuem para economia do combustível.
    Como, por exemplo: troca de marchas no momento certo, auxiliar na frenagem e retomada, fornecendo informações do comportamento do veículo. Essa tecnologia presente é uma forte aliada se utilizada da forma correta.

Fique atento: Mantenha a velocidade média constante na estrada, respeite o volume de carga e a manutenção de forma constante e de qualidade.

Conheça o Gestran ERP

Integre todos os processos e informações da sua empresa dentro de um sistema ERP especializado em gestão de transportes. O Gestran possui Módulos de Gestão Financeira, Compras, Custos, Suprimentos, Emissão de NF-e e Gestão de Atendimentos, possuindo integração total de acordo com a necessidade da sua empresa. Saiba mais

 

Veja os módulos que integram o Gestran ERP

Não pague por algo que não for utilizar. Com o Gestran ERP você paga apenas os módulos de acordo com a necessidade da sua empresa.

Encontre um consultor Gestran perto de você