Confira 6 dicas para conservar os pneus da sua frota

Todos sabem que manter a vida útil dos pneus nas estradas não é fácil. Existem diversos obstáculos na infraestrutura das estradas, como buracos, asfalto quente, poças e trechos sem pavimentação. Mas, apesar de ter seu formato simples, os pneus possuem muita tecnologia por trás da sua fabricação e precisam de cuidados para evitar seu desgaste irregular ou até mesmo o fim da sua vida útil de forma precoce.

Como aumentar a vida útil dos pneus

 

Pensando na sua economia e no bem estar dos seus pneus, separamos seis dicas para ajudar sua frota e usar de forma inteligente os pneus, com isso aumentando sua durabilidade:

1. Inspeção visual

A inspeção visual do pneu é um cuidado simples e essencial. A profundidade dos sulcos não pode ser inferior a 1,6mm. Verifique se não há nenhum objeto preso, como um prego. Se a válvula de escape está devidamente fechada com a tampinha e se o costado (o perfil do pneu) não está ressecado e se mantém boa aparência;

2. Calibragem correta para aumentar a vida útil dos pneus

Calibre os pneus a cada 15 dias. Um pneu calibrado com 50% de pressão a menos que o recomendado pela montadora desgasta 60% mais rápido. A calibragem correta deve ser conferida no manual do carro ou na etiqueta que normalmente fica perto da porta do motorista que mostra as pressões corretas;

3. Rodízio

O rodízio dos pneus deve ser realizado a cada 5.000 quilômetros, incluindo o estepe quando possível (o pneu sobressalente deve ter exatamente as mesmas características dos demais pneus do veículo). Esse procedimento aumenta a vida útil dos pneus em 25%. Fazer o alinhamento e o balanceamento durante a troca também é recomendável. Caso o veículo sofra algum tipo de impacto ou passe por um buraco, deve-se verificar se esses índices não foram alterados.

4. Manutenção preventiva

Faça a manutenção preventiva de todo o veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus;

5. Direção

Evite dirigir agressivamente, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso;

6. Carga

O excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais importantes. Evite sobrecarga no veículo.

E se você pudesse ter todo esse controle na palma da sua mão?

Vimos que a manutenção é importante e pode aumentar a vida útil dos seus pneus, gerando economia.
Controle e tenha acesso aos indicadores de forma simples, fácil e em tempo real.

Com o Gestran Pneus você é capaz de:

  • Obter informações on-line para tomada de decisões: Acompanhe em tempo real a vida dos seus pneus, posição de aferição, situação para reforma, rodízio e calibragem.
  • Cursos on-line através de vídeo aula: Vídeo aulas preparados por profissionais capacitados, mostrando passo a passo de cada rotina, de forma simples e didática.
  • Movimentar seus pneus num clique: Movimente seus pneus para o estoque, sucata, reforma. Tendo informações de forma rápida como número de fogo, fabricante, modelo, dimensão, vida atual e CPK.
  • Consultar posição atual do veículo e engates: Veja os dados da posição atual dos pneus de todos os seus veículos de forma simples e objetiva.
  • Cadastrar seus pneus sem complicações: Cadastre seus pneus de forma fácil e objetiva com poucos cliques e informações. Incluindo somente o necessário para sua operação.
  • Suporte totalmente on-line: Tenha suporte da sua ferramenta totalmente on-line, sem e-mails ou longas ligações.

Não aguenta mais trabalhar com papel ou planilhas?

Experimente grátis por 14 dias e veja o que o Gestran Pneus pode fazer pela sua frota.