Fique atento às datas de emissão e autorização do MDF-e

A Nota Técnica 2018.001 de Março/2018 divulgou a mudança em relação às datas de emissão e autorização do MDF-e. Porém, recentemente temos percebido um maior impacto nas operações de transporte.

Fique atento às datas de emissão e autorização do MDF-e

O que mudou?

O Manifesto passou a ter uma nova regra de validação referente à data de autorização. Agora, existe um prazo máximo de 24 horas entre a data de emissão e a data de autorização do MDF-e.

Dessa forma, se você deseja gerar seu MDF-e antes de o veículo sair para a viagem, precisa se lembrar de que o tempo máximo entre a geração do documento e envio para a autorização da SEFAZ não pode ultrapassar estas 24 horas.

O que acontece se você desobedecer a regra?

Se o período entre a data de emissão e a data de autorização do MDFe for superior a 24 horas, o Manifesto será rejeitado.

A mensagem de rejeição será: 228 – Rejeição: Data de emissão muito atrasada.

Mensagem MDF-e

Será necessário emitir um novo MDF-e ou alterar a data de emissão do documento rejeitado, obedecendo ao prazo de 24 horas. O ERP Gestran já permite esta alteração a partir da release 8.0463.00.

Certifique-se que seu sistema está atualizado!

Ressaltamos que a mudança entrou em vigor no dia 16 de abril de 2018 sendo válida para todos os emitentes de MDF-e do Brasil. Antes da medida, não havia um prazo fixo entre a emissão e autorização do Manifesto.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, acione nossa equipe de Suporte.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar
+1