O que é cubagem, peso cubado e fator de cubagem

A cubagem é uma palavra muito utilizada no segmento de transporte rodoviário, especialmente quando o assunto é o cálculo do valor do frete. Como não é apenas o peso de uma mercadoria que define qual o valor será cobrado, é necessário uma combinação de fatores que incluem as dimensões e a área que vai ocupar no veículo. Saiba qual a diferença entre cubagem, peso cubado e fator cubado.

O que é cubagem

O que é cubagem?

O termo cubagem é calculado pela seguinte fórmula: comprimento x altura x largura. Com ela, é possível indicar o volume que uma carga ocupará em um caminhão. Por exemplo, uma caixa que tem 2 metros de altura, 1 m de largura e 1,50 m de comprimento; seguindo a fórmula, temos: 2,00 m x 1,00 m x 1,50 m = 3 m³; dessa forma, 3 m³ é o volume do objeto e a superfície total que ele vai ocupar dentro do caminhão na hora do transporte de carga.

Porém, no universo logístico, o conceito de cubagem vai mais além, pois ele é usado para estipular a relação entre o peso de uma mercadoria totalmente embalada e pronta para o envio com o espaço que ela preenche no veículo. Para isso é necessário considerar também o fator de cubagem.

Qual a diferença entre cubagem, fator cubagem e peso cubado?

Além da cubagem em si, existem outros dois termos que são necessários para definir o valor do frete. Saiba o que são cada um deles e como são utilizados no transporte de cargas.

Fator de cubagem

O fator de cubagem é uma constante que define qual seria a cubagem ideal (relação entre peso e volume) de uma carga. Seu valor equivalente é de um metro cúbico do espaço usado no veículo. Cada modal apresenta cargas e capacidades diferentes e no transporte rodoviário o número adotado é 300 kg/m³. Esse valor é uma estimativa comum, mas não uma regra.

Peso cubado

O peso cubado representa uma unidade de peso em kg. Ele é calculado de acordo com o volume que uma carga ocupa no veículo. Essa variável é usada para determinar o frete peso, que consiste em comparar o peso físico, de fato, de uma mercadoria e seu peso cubado, sendo que o valor final será feito com base no maior resultado.

Qual a importância da cubagem para a gestão de frota?

A cubagem possui uma grande importância na gestão de frota, já que contribui com  o aprimoramento do carregamento e distribuição de cargas, além de auxiliar no planejamento financeiro para tornar a precificação do frete mais justa. Com ela, é possível dividir a carga na superfície disponível de maneira bem aplicada e igualitária, visando o equilíbrio entre peso físico e espaço.

Entender estes conceitos contribui para o transporte de cargas de forma eficaz, evitando situações de risco ao condutor, como excesso de peso de carga e ociosidade do caminhão. Para saber como otimizar tarefas dentro da sua transportadora, clique aqui e conheça o Gestran ERP, uma ferramenta completa que promove a integração entre processos operacionais e controladoria.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar
+1