Como realizar o controle de estoque em empresas de transporte

Uma administração eficiente do estoque é essencial para que empresas alcancem bons resultados em todas as áreas, como produção, financeira e logística. Confira algumas dicas de como realizar corretamente o controle de estoque em empresas de transporte.

Controle de estoque

1. Prever a demanda

Um dos pilares do controle de estoque é a previsão da demanda. Ao identificar qual é a procura de cada um dos itens, o gestor reduz os problemas com exagero ou escassez de produtos, evitando o desperdício e prejuízo. É importante que na hora de realizar a antecipação, sejam levadas em conta as variações causadas por datas que mudem o fluxo de trabalho da empresa, como período de férias coletivas, feriados ou entrada de novos colaboradores. Com essa previsão, a corporação pode se preparar para o aumento ou diminuição da demanda.

2. Monitorar a entrada e saída de produtos

Ao monitorar as entradas e saídas do depósito é possível obter informações importantes para gerar relatórios inteligentes e também ter uma maior compreensão do que é necessário para manter a empresa ativa, desde produtos do dia a dia como cadernos e canetas, até itens que impactam no bem-estar dos colaboradores como papel higiênico e água potável. O monitoramento também permite que o estoque tenha uma margem de segurança e a empresa de transportes trabalhe com equilíbrio.

3. Padronizar os documentos do controle de estoque

Prever a demanda e monitorar a entrada e saída das mercadorias sem uma padronização de registros e documentos pode causar divergência de informações.  É preciso ter unidade nos códigos, nomenclaturas e automatização para que não haja desencontro de informações sobre quantidade, natureza ou validade dos itens. Na entrada de um novo colaborador, por exemplo, o sistema pode acusar a existência de um computador disponível, porém sem o devido controle de estoque, ele pode estar sendo utilizado por outra pessoa e não estar mais à disposição.

4. Realizar inventários periódicos

O inventário consiste em contar as mercadorias disponíveis no depósito e comparar esses dados com as informações previamente registradas no sistema de suprimentos. O objetivo desta ferramenta é garantir que os documentos sejam coerentes, ou seja, o estoque físico precisa ter as mesmas informações que o estoque contábil. Neste caso, é importante que o gestor crie uma rotina para que os itens sejam inventariados a cada período. Isso ajuda a diminuir os furos no depósito e não deixa nenhum colaborador desamparado.

5. Integrar com outros setores

A integração entre o departamento de estoque e as outras áreas da empresa de transporte garantem a otimização dos processos e resultados. A requisição de materiais podem ser orçadas e aprovadas rapidamente pelo gestor através do sistema.

6. Investir em tecnologia

A quantidade de dados que o setor de estoque produz é imensa. Trabalhar com essas informações de maneira manual aumenta consideravelmente as chances de falhas, necessidade de retrabalho ou extravios. Para não sofrer essas consequências e ter uma maior integração entre os departamentos, a solução é investir em um sistema de gestão. Ele garante mais agilidade nos processos, promove redução nos custos e torna a operação mais segura e confiável.

7. Investir em um bom relacionamento com fornecedores

Para que haja sucesso no controle do estoque e outros processos logísticos é essencial ter uma boa relação com fornecedores.  Como alguns produtos são de uso recorrente dentro da empresa, é possível negociar melhores valores adquirindo grandes quantidades. Atrasos e produtos de baixa qualidade podem comprometer o desempenho das atividades da empresa e insatisfação dos colaboradores.

Realizar o controle de estoque em empresas de transporte fica mais simples com a otimização dos processos e contribui positivamente com o aumento da produtividade e economia. Para saber como o ERP da Gestran pode ajudar a fazer o controle de suprimentos em empresas de transporte e logística, solicite uma demonstração gratuita.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
78 Compart.
Compartilhar78
Compartilhar
+1