Como aumentar a eficiência da sua empresa com o Business Intelligence?

Muitas empresas procuram novas formas de otimizar tempo e dinheiro, e facilitar o gerenciamento. O ERP (Enterprise Resource Planning) é um grande exemplo disso. Ele é uma ferramenta de integração com diversas áreas da empresa e automatizando processos do negócio.

Como aumentar a eficiência da sua empresa com o Business Intelligence?

Mas apenas os processos automatizados não são tudo para uma empresa. Os dados devem ser gerenciados, acessados e analisados. Com isso o Business Intelligence – BI reúne todos esses dados em informações úteis para que o gerente/dono da empresa possa analisar seu negócio de forma mais analítica.

 

O que é um BI

BI é a sigla de Business Intelligence, uma palavra em inglês, que tem como significado Inteligência de Negócios. A utilização do BI visa complementar o ERP. Nele, você encontrará relatórios dinâmicos, ferramentas de análise, visualização, tabelas, gráficos, alertas e muitos outros indicadores relevantes para o seu negócio.

Como funciona um BI

Inteligência + informação = decisão correta

Todas as informações obtidas pelo BI vêm através do ERP.

O BI auxilia os tomadores de decisão a aproveitar oportunidades de negócios. Ainda traz economia e muitas outras vantagens como novas estratégicas do rumo da empresa.

Como o BI pode atuar na sua empresa

  • Coleta de dados: Normalmente as informações primárias são coletadas por meio de fontes dentro da empresa.
  • Análise dos dados: São incluídas informações como todos os processos, cenários da empresa e de seus concorrentes, além de aspectos econômicos e outros relevantes para o seu negócio.
  • Criando metas: O BI irá determinar uma meta a partir do objetivo ou da sua visão de longo ou curto prazo..

Implementação do software BI

No momento em que o programa é implementado, você deve relacionar algumas questões e possíveis soluções. Veja a seguir:

Questões:

  1. Metas: Primeiramente estabeleça propostas de curto e médio prazo.
  2. Base: Colete informações atuais e suas necessidades.
  3. Custos e riscos: Considere o custo da implementação do sistema BI.
  4. Determinar o cliente e stakeholder: Para qual público será feito esse investimento? Quais as ações de interesse da empresa?
  5. Mensuração Metodológica: Como será o método para medir os requerimentos métricos?
  6. Avaliação do programa: Depois de implementado, teste a eficácia dentro da empresa.

Por que devo ter um sistema BI na minha empresa?

Um ERP representa a estrutura da empresa, sua operação, o BI complementa essa estrutura, dando uma nova visão do negócio, deixando a tomada de decisão mais segura, mais completa.

Sabemos que as empresas estão preocupadas e buscam ferramentas que auxiliam no gerenciamento de custo, análises da rentabilidade da empresa, entre outros. Esses dados serão analisados de forma mais segura, com indicadores.

O BI da Gestran oferece um processo de análise gerencial que apresenta as informações registradas no sistema de forma simples e rápida. Diferentes cenários são disponibilizados para que o operador tenha a independência em gerir, alterar ou criar visões do resultado da empresa.

Possibilita também o envio automático de informações em horários previamente estabelecidos, eliminando a necessidade de se conectar ao sistema e extrair os dados desejados. Esse processo facilita o gestor na tomada de decisão de forma rápida e segura. Ainda elimina a dependência de outras pessoas para visualizar informações.

Entre em contato com um de nossos consultores e veja o que a Gestran pode fazer pelo seu negócio.

Compartilhar
Compartilhar
+1
0 Compart.