Aprenda como aprimorar o controle de pneus da sua frota

Como aprimorar seu Controle de Pneus com a Gestran

Um dos itens mais importantes que devem ser analisados é o controle dos pneus, sendo um dos itens mais representativos nos custos de manutenção da frota.

Esses controles passam pela medição de pressão, balanceamento, limite de desgaste, movimentação dos pneus, entre outros controles e indicadores.

São inúmeras variáveis dentro deste controle, por isso é importante que o gestor esteja sempre atento as movimentações e aos indicadores, assim produzindo vários benefícios como o aumento da vida útil dos pneus e o consumo de combustível como já falamos no eBook Reduzindo os Custos – Pneus X Consumo Combustível.

A vida útil dos pneus.

Os pneus são um dos maiores custos para o transportador, mas sabemos que com o frete baixo, excesso de peso e a necessidade de sempre estar rodando o maior tempo possível isso acaba impedindo que a manutenção seja feita da forma correta.

Sabemos que normalmente cada fabricante indica o período e quais medidas os proprietários de caminhões precisam ter, mas isso sempre irá variar de como o veículo é conduzido, onde é dirigido e o nível de cuidado.

Fique atento ao limite de segurança de desgaste.

Devemos lembrar que um dos itens mais importantes é o desgaste máximo do pneu, sendo o limite de segurança de 1,6 mm de profundidade dos sulcos, abaixo dessa medida ele é considerado careca.

A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido.

Direção alinhada

Estar com a direção alinhada ajuda evitar o desgaste dos pneus e deixa o veículo mais estável.

Pneus calibrados

Um dos primeiros itens é manter sempre todos os pneus calibrados, inclusive os estepes.

Devemos lembrar que a baixa pressão causa alguns problemas como desgaste das rodas, aumento no consumo de combustível, direção pesada além da perda da estabilidade, porque os pneus tendem a se apoiar mais nas laterais de rodagem, causando o consumo prematuro.

Caso a pressão seja excessiva, os pneus irão se apoiar mais na faixa central de rodagem, na qual sofre um desgaste acelerado, havendo perda de estabilidade em curvas.

Posição dos pneus

Um dos itens essenciais dentro do controle de pneus é ter identificado onde cada um dos pneus está alocado nos veículos (esquemas de eixo e posição do pneu em cada eixo).

Essa informação é vital, pois é possível registrar qualquer procedimento executado no pneu. controlando quando e porque houve certa manutenção.

Com isso você poderá sempre identificar quais os tipos de ocorrência são mais frequentes e os recursos aplicados em cada pneu.

A tomada de decisão se torna muito mais fácil como: mudar os tipos de pneus para uma determinada rota ou veículo, reciclagem, manutenção, entre outros.

Após ter essa rotina bem definida e acompanhada corretamente será mais fácil analisar a relação custo/benefício de cada pneu.

Controle de Pneus Gestran

E se você pudesse ter esse sistema de gerenciamento de frotas na palma da sua mão?

Vimos que os custos com pneus na operação de transportes são relevantes para o controle da frota.

Controle e tenha acesso aos indicadores de forma simples, fácil e em tempo real, economizando tempo e dinheiro.

Com o Controle de Pneus Gestran, você será capaz de:

Obter informações on-line para tomada de decisões

Acompanhe em tempo real a vida dos seus pneus, posição de aferição, situação para reforma, rodízio e calibragem.

Cursos on-line através de vídeo aula

Vídeo aulas preparados por profissionais capacitados, mostrando passo a passo de cada rotina, de forma simples e didática.

Movimentar seus pneus num clique

Movimente seus pneus para o estoque, sucata, reforma. Tendo informações de forma rápida como número de fogo, fabricante, modelo, dimensão, vida atual e CPK.

Consultar posição atual do veículo e engates

Veja os dados da posição atual dos pneus de todos os seus veículos de forma simples e objetiva

Cadastrar seus pneus sem complicações

Cadastre seus pneus de forma fácil e objetiva com poucos cliques e informações. Incluindo somente o necessário para sua operação.

Suporte completo

Tenha diversas opções para entrar em contato com a nossa eficiente equipe de suporte.

Não aguenta mais trabalhar com papel ou planilhas? Experimente grátis por 14 dias e veja o que o Gestran Pneus pode fazer pela sua frota.

Compartilhar1
Compartilhar
+1
1 Compart.