Cargas frágeis: 4 cuidados essenciais

A distribuição de produtos deve ser feita com bastante cuidado, especialmente quando se trata de cargas frágeis. É importante que a empresa de transporte invista em equipamentos adequados, além de capacitar seus profissionais para o manuseio dos itens sem pôr em risco a integridade de cada um.

A seguir, separamos dicas para que sua empresa garanta a segurança no manuseio e transporte de cargas frágeis.

Cargas frágeis: 4 cuidados essenciais

1.Cuidados com a escolha da embalagem para cargas frágeis

Esqueça as tradicionais embalagens de papelão. Para o transporte de cargas frágeis, priorize materiais resistentes, como madeira ou plástico rígido.

2.Proteja cada peça em particular

Dependendo da fragilidade dos produtos, embale cada item separadamente antes de colocar dentro da caixa, como no caso dos vidros. Podem ser utilizados plástico bolha, folha de isopor ou alguma embalagem de papel que gere volume e separe uma peça da outra.

No caso de produtos maiores, como máquinas e autopeças, é recomendado utilizar almofadas amortecedoras para evitar choques e quedas que danifiquem a mercadoria.

Já produtos perecíveis, como alimentos, cosméticos e medicamentos demandam cuidado redobrado para garantir as condições climáticas adequadas e não comprometer a validade dos itens.

3.Sinalizar embalagens

Mesmo que a equipe esteja ciente do conteúdo frágil das caixas, é sempre recomendado utilizar etiquetas com bastante destaque comunicando a fragilidade das mercadorias.

4.Acomode a carga adequadamente

A carga deve ser organizada pelo tipo de fragilidade. Embora pareça um cuidado intuitivo, muitas transportadoras ainda pecam nesse detalhe. As caixas mais pesadas e menos frágeis devem vir em baixo e as mais leves e quebráveis em cima.

Além disso, é recomendado utilizar gaiolas ou filme stretch para evitar que as caixas de desloquem dentro do caminhão.

Leia também: Roubo e desvio de carga: saiba como proteger a sua frota

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of