As vantagens do Business Intelligence para transportadoras

O Business Intelligence, também conhecido como BI, é uma ferramenta essencial para empresas que necessitam colher, organizar e analisar dados. Sendo usado cada vez mais pelo setor de transportes, o BI pode melhorar a performance de quem trabalha com fretes. Conheça os benefícios do Business Intelligence para transportadoras.

Business Intelligence para transportadoras

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é um conjunto de sistemas integrados que permitem coletar, analisar e armazenar uma grande quantidade de dados. Isso garante ao gestor de frota um melhor entendimento de todos os passos e processos de seu negócio, dando uma visão macro da empresa e possibilitando otimizar os processos, desenvolver novas soluções e reduzir custos.

Vantagens do Business Intelligence

O Business Intelligence para empresas de transporte oferece diversos benefícios. Entre os principais, destacam-se:

1. Conhecer o custo real do frete

Determinar os custos reais do frete não é uma tarefa simples. Por isso, muitas empresas do setor de transporte e logística seguem uma tabela predeterminada, precificando na base da tentativa e erro. Com o BI, este cenário muda completamente já que a ferramenta analisa todas as despesas da transportadora em minutos. Assim, é possível entender os fatores que compõem o preço final.

2. Identificar falhas na logística

Quem trabalha com transportes sabe que uma simples mudança de rota pode reduzir custos, economizar recursos e aumentar a produtividade. Como o Business Intelligence para transportadoras coleta e analisa diversos dados, ele consegue definir com mais precisão onde estão as falhas no processo logístico. Com a identificação do problema, fica mais fácil desenvolver um plano de ação, eliminar a questão e potencializar os resultados.

3. Detectar riscos e oportunidades

O uso do Business Intelligence também acompanha as principais mudanças do mercado, identificando padrões no comportamento dos clientes e analisando impactos econômicos. Isso possibilita detectar riscos ou oportunidades para o negócio.

Outras vantagens Business Intelligence para transportadoras

  • Ranking dos condutores: regularmente o BI gera relatórios com o desempenho de todos os motoristas, proporcionando um controle maior sobre os seus funcionários e premiando os que estão em primeiro lugar.
  • Análise de condução em faixa de RPM elevado: o sistema ainda mensura perdas e ganhos na operação por meio de relatórios de economia média por automóvel.

Diferenciais do Business Intelligence Gestran

O Business Intelligence para transportadoras dentro do ERP Gestran traz diferenciais que tornam o sistema uma excelente opção. Enquanto as ferramentas mais tradicionais de BI apenas coletam os dados, o módulo da Gestran analisa essas informações e transforma em relatórios regulares.

Os relatórios são dinâmicos e o gestor pode montá-los de acordo com suas necessidades, alterando ou criando novos relatórios sempre que desejar.

Solicite uma demonstração gratuita do ERP Gestran e permita que nossos consultores mostrem como utilizar ao máximo esta e outras funcionalidades.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
Compartilhar66
Compartilhar
+1
66 Compart.