5 dicas para economizar combustível na sua empresa de transporte

Encontrar formas de economizar combustível sem interferir no desempenho da frota é um dos grandes desafios dos gestores de transportadoras. O combustível representa uma parcela significativa nos custos gerais de uma empresa de transporte e também no bolso dos consumidores comuns. Porém, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para reduzir esses gastos.

Economizando combustível

1. Pneus em dia ajudam a economizar combustível

Muitos não sabem, mas os pneus têm grande influência sobre o consumo de combustível. Um veículo com pneus carecas é forçado a acelerar mais para atingir a velocidade desejada. Além disso, pneus calibrados com pressão diferente do valor sugerido pelo fabricante também elevam o gasto com combustível.

2. Vale a pena pesquisar preços dos postos

Embora a diferença de um posto de combustível para outro pareça simbólica, de apenas alguns centavos, no final do mês a soma de vários abastecimentos pode resultar em uma boa economia. Por isso, é fundamental realizar uma comparação de preços de um estabelecimento para outro.

Motoristas que usam o veículo para transporte pessoal podem utilizar aplicativos de celular que fazem essa comparação. Já no caso de empresas de transporte, é recomendado acordar com o posto um preço especial para abastecer a sua frota.

3. Planeje seu roteiro

Economia está totalmente relacionada a planejamento. Na hora de escolher o seu trajeto procure priorizar percursos mais seguros e condições de trânsito melhores, assim você evitar ficar tempo parado na estrada ou no congestionamento.

4. Cuidado com o peso excessivo da carga

O peso da carga transportada está totalmente relacionado ao custo do transporte. Quanto mais pesado maior a força que o veículo terá que realizar e, consequentemente, mais combustível irá gastar. Além de consumir mais o excesso de carga pode também desgastar determinadas peças e comprometer o veículo.

5. Motorista qualificado

Um dos principais fatores que contribui para a economia de combustível é a forma como o motorista conduz o veículo. Por exemplo: é recomendado evitar freadas bruscas, desligar o veículo durante congestionamentos, não utilizar o ar condicionado em momentos dispensáveis e traçar rotas alternativas para evitar engarrafamentos.

Leia também: Controle de Combustível: Que tal reduzir os custos da sua frota?

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de