5 dicas para armazenar pneus de caminhão corretamente

Empresas que atuam no transporte de cargas e motoristas de caminhão costumam ter pneus estocados para suprir alguma falha ou defeito inesperado. Contudo, para que eles tenham uma duração maior é necessário guardá-los da maneira certa. Confira 5 dicas de como armazenar pneus de caminhão corretamente.

Armazenar pneus de caminhão

1.  Armazene os pneus de caminhão limpos

Antes de guardar os pneus de caminhão, faça uma limpeza na peça. O contato com a terra da rua, pó do freio, pedras e outras substâncias pode prejudicar a sua durabilidade comprometendo os sulcos do pneu. A dica é lavar o pneu de caminhão com água e sabão, e depois enxaguar com água limpa tirando todos os resíduos.

2. Escolha um lugar seguro e livre das ações climáticas

Ao longo do tempo, ações climáticas como a exposição ao sol e chuvas constantes podem prejudicar a vida útil dos pneus de caminhão. Por esse motivo, o local onde o pneu será armazenado precisa ser fechado, protegido, livre de umidade e preferencialmente longe de substâncias químicas como tintas e solventes, que, em caso de vazamentos, podem danificar a borracha.

3. Use prateleiras e sacos plásticos

Colocar os pneus empilhados um em cima do outro no chão pode comprometer sua qualidade, deixando-os inutilizáveis. A maneira correta de armazenamento de pneus é guardá-los em sacos plásticos (sacos de lixo, por exemplo), retirando todo o ar interno, e colocá-los deitados sobre pallets ou prateleiras. Ficar em contato com o chão pode ocasionar umidade e estragá-los.

4. Deixe os pneus longe de fontes de calor

Outro grande erro na hora de armazenar pneus de caminhão é deixá-los perto de fontes de calor como fornos, churrasqueiras, fogões ou qualquer máquina que esquente e emita calor. Além do calor comprometer a borracha do pneu, em caso de incêndios, o fogo aumenta consideravelmente com os itens causando uma fumaça preta e grandes estragos.

5. Mude a posição dos pneus

Se os pneus de caminhão forem ficar armazenados por bastante tempo, é ideal que você mude a posição deles. A atitude ajuda a conservar suas camadas não desgastando um lado mais que o outro. Caso você deixe um caminhão parado, por exemplo, o peso vai todo para a peça. Neste caso, o ideal é que você ligue o veículo e ande com ele às vezes.

Armazenagem incorreta pode trazer problemas graves

Ao armazenar o pneu de caminhão de maneira errada, não somente o proprietário sofre consequências como pode prejudicar toda a população.

Achatamento do pneu acontece com pneu parado

A falta de cuidado no armazenamento de pneus de caminhão pode causar o achatamento do pneu e comprometer sua usabilidade. O achatamento acontece geralmente quando a peça fica muito tempo parada, geralmente em situações que excedam seis meses. O ideal é colocar os pneus em uso a cada 3 meses, prevenindo sua perda total.

Água parada em pneu vira criadouro de mosquitos

Outro fator que preocupa os gestores de frotas e caminhoneiros é que o pneu armazenado de maneira errada pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue e comprometer a saúde de toda a população.

Agora que você entendeu a importância de armazenar o pneu de caminhão corretamente, clique aqui e baixe gratuitamente o e-book com 5 ações práticas para prolongar a vida útil dos pneus.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de
22 Compart.
Compartilhar22
Compartilhar
+1