As 4 práticas mais importantes para evitar acidentes nas estradas

O Brasil é o quinto país com maior incidência de acidentes de trânsito em todo o mundo. Porém, tornar as rodovias mais seguras depende de todos os envolvidos, sejam motoristas de caminhão, ônibus ou veículos convencionais. Algumas práticas podem ajudar a evitar os acidentes nas estradas.

As 4 práticas mais importantes para evitar acidentes nas estradas

1. Tomar cuidado nas ultrapassagens

Antes de ultrapassar, certifique-se de que tanto as placas quanto as faixas da pista permitem a ação. Muitos dos acidentes de trânsito acontecem porque a sinalização é ignorada. Não ultrapasse em lombadas, curvas, pontes e trevos.

Leve em conta a capacidade de aceleração do veículo e esteja sempre atento ao comprimento e velocidade do veículo que está ultrapassando. Nunca ultrapasse pela direita ou utilize o acostamento ou faixa contínua. Ficou na dúvida se dá pra ultrapassar? Não ultrapasse! Espere um momento mais seguro.

2. Evite o excesso de velocidade

Sempre respeite os limites de velocidade da via e o fluxo do tráfego. O excesso e a falta de velocidade também podem provocar acidentes.

3. Mantenha sempre uma distância segura

Tenha em mente que a distância de segurança é o espaço entre o seu veículo e o da sua frente. É isso que irá evitar colisões em casos de freadas bruscas.

4. Redobre a atenção nas curvas para evitar acidentes nas estradas

Redobrar os cuidados, reduzir a velocidade antes de iniciar a curva e acelerar apenas quando já estiver no meio da curva também é uma boa forma de cuidado. Se a curva for acentuada ou se a visibilidade e aderência na estrada estiverem ruins, reduza.

Para mais informações sobre como garantir a segurança da sua frota, baixe nosso ebook gratuito “O que todo dono de Transportadora e Gestor de Frota devem saber?”.