3 sinais de desgaste do sistema de direção do caminhão

O gestor que atua com frota própria deve sempre estar atento aos sinais que podem indicar problemas com o caminhão. Com o tempo de uso, as peças sofrem desgastes e podem prejudicar a segurança do condutor na estrada. Um dos problemas mais comuns é o desgaste no sistema de direção do caminhão. Conheça quais são os principais sinais de desgaste no sistema de direção do caminhão e como se prevenir.

Desgaste do sistema de direção do caminhão

O que é o sistema de direção do caminhão?

O sistema de direção do caminhão é composto por uma barra lateral, barra de ligação, terminal de direção, coluna e caixa de direção. A composição é responsável por garantir a estabilidade e boa dirigibilidade do veículo, preservando a segurança do condutor e, consequentemente, contribuindo para que a carga chegue em segurança ao seu destino.

3 sinais de desgaste no sistema de direção do caminhão

Todos os caminhões devem passar por constantes revisões a fim de manter a manutenção em dia e prevenir eventuais panes. Caso as manutenções preventivas não sejam realizadas, os veículos podem sofrer sérios desgastes. Entre os principais sinais da avaria, destacam-se:

Problemas na barra lateral e barra de ligação

A barra lateral e barra de ligação do caminhão podem apresentar empenamento, folga, desalinhamento na direção, inversão de posição de montagem e coifa rasgada. Estes problemas prejudicam o desempenho do veículo e colocam em risco a vida do caminhoneiro e demais condutores.

Ruídos na coluna de direção

A coluna de direção pode apresentar folga ou travamento no acoplamento ou cruzetas, provocando um ruído. Esse ruído indica também que há desgaste acentuado em peças do sistema (barra, caixa e terminais de direção). Isso acontece em caminhões que são usados de forma muito intensa. Nesse caso, é possível reparar ou trocar a peça danificada para resolver o problema.

Vazamento na caixa de direção

O vazamento na caixa de direção pode indicar a perda no fluido hidráulico e/ou desgaste nos componentes internos, causando problemas durante o funcionamento do caminhão.

Como evitar desgastes no sistema de direção?

Para garantir uma boa gestão de frota na sua transportadora de cargas, é importante que os gestores fiquem atentos às manutenções dos veículos. Para facilitar esse processo, deve ser realizado periodicamente os reparos e seguir o checklist de manutenção preventiva para caminhões. Dentre as principais orientações, temos:

  • Fazer revisão a cada 10 mil km para verificar se todos os itens e peças estão em condições apropriadas para viagem;
  • Atentar-se às peças soldadas ou consertadas, pois caso elas sejam aplicadas de forma inadequada podem acarretar acidentes graves e com o tempo se romper, fazendo com que o motorista perca o controle do veículo;
  • Em qualquer caso de necessidade ou mesmo rotina, o caminhão deve ser levado em um mecânico de confiança, já que fazer uma avaliação ou manutenção errada faz a empresa perder tempo e dinheiro.

Uso da tecnologia

Para que sua transportadora evite erros na gestão de manutenção de frotas, é importante que você controle as revisões. O Gestran ERP é uma solução integrada para a automação dos processos e gestão das operações da sua transportadora com excelente custo-benefício. Com ele, você acompanha o calendário de manutenções dos seus caminhões e recebe alertas quando um veículo ultrapassar o prazo permitido para uma nova avaliação. Para saber outros diferenciais do sistema, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
CHRISTIANE Autores recentes de comentários
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
CHRISTIANE
Visitante

artigo excelente, muito bem escrito, acompanharei com certeza toas as publicações.

100 Compart.
Compartilhar100
Compartilhar
+1