Tipos de manutenção de caminhão: entenda a diferença entre preventiva, preditiva e corretiva

Todo transportador quer entregar um serviço de qualidade, com uma boa performance de frota e cumprindo prazos de entrega. Certo? Para isso, é indispensável que os gestores deem a atenção necessária à preservação dos veículos e saibam identificar quais o tipos de manutenção de caminhão ideais.

Além de garantir a segurança das operações, a manutenção tem participação importante na redução de custos e aumento da lucratividade da frota. Para isso, as manutenções devem ser realizadas não apenas de forma corretiva, mas também de forma preventiva e preditiva.

Você sabe a diferença entre os tipos de manutenção de caminhão? Entenda a diferença entre a manutenção corretiva, preventiva e preditiva.

Manutenção Preventiva

Tem o objetivo de controlar, monitorar e impedir falhas no desempenho dos veículos antes mesmo que aconteçam. Por isso, as manutenções preventivas devem ser realizadas de forma periódica, em função do tempo ou quilometragem para evitar que apareçam problemas futuros.

Manutenção Preditiva

Prevê falhas que podem ocorrer por meio da avaliação do desempenho da frota de veículos para identificar quais precisam passar por reparos. Durante as manutenções preditivas são utilizados programas de inspeção e monitoramento para avaliar o desempenho da vibração, termografia e de componentes que podem trazer danos ao motor do veículo ao longo do tempo.

Manutenção Corretiva

Tem função de substituir ou reparar peças e componentes que desgastaram ou apresentaram panes inesperadas. Geralmente as manutenções corretivas são realizadas de forma emergencial, muitas vezes por não ter como prever os defeitos ou até mesmo por falhas nas manutenções preventivas e preditivas.

Como reduzir custos das manutenções?

Deixar de trocar uma peça que pareça estar em perfeito estado apenas com o objetivo de reduzir os custos, pode gerar gastos ainda maiores. Por exemplo, essa falsa economia pode gerar aumento do consumo de combustível e desgaste de outros componentes do veículo que ficam sobrecarregados. Por isso, é recomendado que as manutenções sejam seguidas sempre à risca.

Também é importante que os gestores conscientizem os motoristas da importância de preservar os pneus e os veículos.

Como fazer isso na prática?

Para que todo esse processo realmente funcione de forma eficiente, é recomendado que o gestor de frota realize um controle minucioso de prazos, custos e equipe. Essa gestão pode ser realizada por meio de planilhas ou através de sistemas.

Os sistemas de controle são mais eficientes que as planilhas, porque oferecerem alertas e lembretes sobre manutenções a serem realizada. Eles possibilitam unir os setores, como estoque, oficina, compras e contas a pagar. Assim, as informações circulam dentro da empresa com organização, evitando compras desnecessárias de peças que estão disponíveis no estoque. Além de controlar o valor exato pago a cada fornecedor.

Sistema de Controle de Pneus de Frota - Gestran

Quando um sistema de controle baseado em indicadores é implementado, as pessoas envolvidas no processo se motivam a buscar melhorias. Essas melhorias giram em torno de qualidade e custos, já que torna-se possível realizar a gestão baseado em dados reais.

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