Tipos de caminhões: Conheça os Principais Tamanhos e Capacidades

Principais tipos de caminhões Gestran

Há diversos tipos de caminhões disponíveis no mercado e cada um deles é apropriado para um determinado tipo de carga ou trajeto. Alguns se adequam melhor a perímetros urbanos e outros são mais recomendados para percursos longos.

Para se ter uma ideia, a maioria dos caminhões são proibidos de circular nos grandes centros urbanos e quando realmente necessário, é preciso obter autorização especial das prefeituras. Um estudo elaborado em 2014 pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) mostra que mais de cem municípios brasileiros já criaram algum tipo restrição ao trânsito de caminhões.

Confira a seguir os principais tipos de caminhões e entenda as principais diferenças entre cada um deles:

Veículo Urbano de Carga (VUC):3/4 ou VUC (Veículo Urbano de Carga):
O caminhão 3/4 é o de menor porte e também é conhecido por VUC. Entre todos é o mais apropriado para circular em áreas urbanas e pode transportar até 3 toneladas. Oferece limite de emissão de poluentes e suas medidas não podem ultrapassar 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento.

Toco ou caminhão semipesado GestranToco:
Esse caminhão conta com eixo simples na carroceria, sendo um frontal e outro traseiro de rodagem simples. Tem no máximo 14 metros de comprimento, pode transportar até 6 toneladas e seu peso bruto pode chegar a 16. Sua carroceria é menor que um caminhão trucado, possui apenas um eixo e suporta menos peso que o tipo truck. São bastante utilizados como baú para mudanças, para transporte de carga seca, cargas gerais e também utilizado como caminhão caçamba de areia, pedra e terra.

Truck ou caminhão pesado GestranTruck:
Possui o mesmo comprimento do caminhão toco, 14 metros e é caracterizado por ter eixo duplo na carroceria. Um deles recebe força do motor para proporcionar melhor desempenho do veículo e consequentemente carregar cargas mais pesadas de 10 a 14 toneladas. Seu peso bruto pode chegar a 23 toneladas.

Cavalo Mecânico Simples GestranCavalo Mecânico Simples:
É parte da frete do caminhão composta pela cabine e motor em um eixo simples com 2 rodas de tração. Pode ser engatado em vários tipos de carretas e semirreboques.

Cavalo Mecânico Trucado GestranCavalo Mecânico Trucado:
Muito semelhante ao cavalo mecânico simples, se diferencia por ter eixo duplo em seu conjunto e possibilita carregar mais peso. Assim a carga se distribui por mais rodas e cada uma delas gera menos pressão no asfalto.

 

Caminhão Carreta 2 eixos GestranConjunto Carreta 2 eixos + Cavalo Mecânico Simples:
Conta com um cavalo mecânico simples e um semirreboque com 2 eixos cada. Seu peso total chega a 33 toneladas e comprimento de até 18,15 metros.

Caminhão Carreta 3 EixosConjunto Carreta 3 eixos + Cavalo Mecânico Simples:
Possui um cavalo mecânico simples de 2 eixos e um semirreboque com 3 eixos. Seu peso total pode chegar a 41,5 toneladas e o comprimento de 18,15 metros.

Bitrem ou treminhão GestranBitrem ou treminhão:
É uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos e permite o transporte de bruto total de 60 toneladas. Os semirreboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado.

Caminhão Rodotrem GestranRodotrem:
É um veículo de carga composto por dois semirreboques em um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas. Os dois semirreboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário denominado Dolly. Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

Como vimos, os veículos de transporte rodoviário de carga são classificados conforme sua quantidade de eixos, tamanho e peso. Mas, independentemente do tipo, é importante lembrar que todos os veículos de carga precisam passar por um rigoroso controle de manutenção, principalmente dos pneus. Para saber mais sobre controle de pneus de frota leia nosso artigo.

Não perca mais nenhum post!

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades.