5 Motivos para controlar os gastos com pneus de sua frota

Diante do cenário econômico que o Brasil vive hoje, sabemos que é fundamental as empresas pensarem em redução de custos. E quando se trata de uma transportadora ou qualquer empresa que possua uma frota de veículos, os pneus costumam ser o item que mais interferem no orçamento. Ou seja, para reduzir os gastos é fundamental fazer um controle preciso dos desgastes dos pneus. Se você está na dúvida se realmente vale a pena fazer esse controle, confira os principais motivos de fazer esse controle que você precisa saber:


http://www.gestran.com.br/wp-content/uploads/reducao-gastos-gestran.jpg1 – Redução de gastos

Ter os pneus da sua frota em boa condição é algo fundamental para o bom desempenho dos veículos. Pneus em constante contato com o asfalto, com a terra, com variações de temperatura e tempo, estão sempre sujeitos a desgastes, impactos ou até mesmo furos.

Estudos feitos pela ABEPRO afirma que aproximadamente 18% do custo operacional de uma frota de caminhões são referentes aos gastos com pneus, perdendo apenas para custos de combustível e manutenção.

Controlando devidamente os pneus é uma boa maneira de prevenção de problemas, gastos desnecessários ou compra de novos pneus. Uma gestão correta de compra e utilização de pneus faz parte de um planejamento eficaz na redução de custos, acidentes e produtividade.


http://www.gestran.com.br/wp-content/uploads/seguranca-nas-estradas.jpg2 – Segurança nas estradas

Não podemos pensar apenas na redução de custos, mas os pneus também estão muito ligados a segurança nas estradas. Pneus em maus estado ou com prazo de validade vencido aumentam o risco de acidentes e devem ser trocados ou tirados de circulação.

Trabalhar sem controle dos pneus envolve não apenas a integridade da carga, mas também a vida dos motoristas e pessoas que trafegam pelas vias.


http://www.gestran.com.br/wp-content/uploads/durabilidade-pneus.jpg3 – Durabilidade

Quando você começa a controlar os pneus da sua frota, passa a acompanhar desde o ato da compra. Para quem não sabe, os pneus possuem prazo de validade de 5 anos para utilização. Mesmo que o pneu não tenha sido utilizado, a data de validade continua sendo a mesma, então fique atento!

A data de fabricação através da inscrição lateral dos pneus, próximo a palavra DOT. Os 2 primeiros dígitos indicam a semana de fabricação e os 2 restantes o ano.

Um dos maiores riscos de utilizar pneus fora da validade é de rompimento principalmente em curvas!



http://www.gestran.com.br/wp-content/uploads/cuidados-necessarios.jpg4 – Cuidados necessários

Ao controlar os pneus você começa a ficar mais alerto para a calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus, pois a falta de calibragem pode diminuir a vida útil do pneu, pois provoca mais atrito com o solo e pode até mesmo sofrer deformidades. Também vale lembrar que uma calibragem errada influencia no consumo de combustível, aumentando o gasto. Então se você acha que um veículo da sua frota está gastando mais combustível que o normal, isso pode ser problema de calibragem.

alinhamento e balanceamento dos pneus podem implicar em redução do tempo de vida útil e aumento no consumo de combustível.

O alinhamento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados ou durante a troca de pneus. É importante ainda que seja realizado depois que o pneu passar por algum impacto.

O balanceamento segue o mesmo modelo do alinhamento. Portanto, a cada 10 mil quilômetros rodados ou durante a troca de pneus, faça o alinhamento e o balanceamento. É possível perceber a necessidade de balanceamento em outras ocasiões como:

  • Perda de tração nas rodas;
  • Vibrações durante a jornada;
  • Desgaste irregular nos pneus;
  • Problemas na suspensão.

Ao fazer o rodízio dos pneus você passa a equilibrar o desgaste, fazendo com que as bandas de rodagem fiquem mais parecidas. Isso se aplica tanto aos pneus dianteiros quanto os traseiros. Para o rodízio, vale o modelo já citado do alinhamento e do balanceamento: a cada 10 mil quilômetros rodados. Pneus do eixo motriz sofrem, na maioria das vezes, mais desgaste que os outros – aproximadamente são 3 vezes mais propensos à ação do atrito e do tempo.



http://www.gestran.com.br/wp-content/uploads/conscientizacao-motorista.jpg5 – Conscientização  dos motoristas.

Ao realizar o controle de desgastes dos pneus, passa a possuir indicadores reais e mais argumentos para orientar e treinar os motoristas da sua frota a utilizar adequadamente o veículo ajuda a reduzir gastos com os pneus. Dessa forma, você pode evitar que eles causem freadas bruscas, excesso de velocidade e calibragem inadequada dos pneus.

Oriente sempre seus motoristas quanto a importância de boas práticas de direção, assim podendo garantir a conservação dos pneus e auxiliando na redução de custos.



E se você pudesse ter todo esse controle na palma da sua mão?

Vimos que a manutenção é importante e pode aumentar a vida útil dos seus pneus, gerando economia.
Controle e tenha acesso aos indicadores de forma simples, fácil e em tempo real.

Com o Gestran Pneus você é capaz de:

  • Obter informações on-line para tomada de decisões: acompanhe em tempo real a vida dos seus pneus, posição de aferição, situação para reforma, rodízio e calibragem.
  • Cursos on-line através de vídeo aula:  preparados por profissionais capacitados, mostrando passo a passo de cada rotina, de forma simples e didática.
  • Movimentar seus pneus num clique: movimente seus pneus para o estoque, sucata, reforma. Tendo informações de forma rápida como número de fogo, fabricante, modelo, dimensão, vida atual e CPK.
  • Consultar posição atual do veículo e engates: veja os dados da posição atual dos pneus de todos os seus veículos de forma simples e objetiva.
  • Cadastrar seus pneus sem complicações: cadastre seus pneus de forma fácil e objetiva com poucos cliques e informações. Incluindo somente o necessário para sua operação.
  • Suporte totalmente on-line: tenha suporte da sua ferramenta totalmente on-line, sem e-mails ou longas ligações.

Não aguenta mais trabalhar com papel ou planilhas? Clique no banner abaixo e faça um teste grátis por dias!

Reduza custos com pneus de frotas de caminhões

Não perca mais nenhum post!

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades.